Avanço de frente fria e ciclone extratropical geram alerta para o Oeste do estado
31 de março de 2023Nesta sexta-feira (31), a Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um boletim de ‘Atenção Meteorológica’ para algumas regiões do Estado, em especial o Extremo Oeste, o Oeste e o Meio Oeste.
Conforme o órgão estadual, SC pode registrar temporais com risco de vendavais. Estas condições são provocadas pelo avanço de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical.
“Nesta sexta-feira (31) há condições para temporais com risco de vendavais no estado a começar pelas áreas de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, se estendendo para as demais regiões com menor risco até a noite e madrugada de sábado (01). Estas condições são provocadas pelo avanço de uma frente fria Santa Catarina, associada a um ciclone extratropical com centro entre o RS e o Uruguai. O risco é baixo nas áreas em verde, moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de árvores e interrupções nas redes de energia elétrica”, informou a Defesa Civil.
Monitoramento Meteorológico DC/SC
Na imagem de satélite é possível ver instabilidades entre o Uruguai e o estado do Rio Grande do Sul, associado a formação de um ciclone a sul do país. Ao longo da tarde e noite, uma frente fria associada a este sistema avança em direção a Santa Catarina, trazendo risco moderado a alto para temporais e vendavais, em especial nas áreas de divisa com o RS.
Formação de ciclone no sul do país nesta sexta-feira (31)
Durante esta sexta-feira, 31 de março, houve a formação de um ciclone extratropical ao sul do Brasil, com centro posicionado na altura do Uruguai. O processo de formação do sistema foi bastante rápido e registrou uma queda acentuada na pressão atmosférica, o que caracteriza o ciclone como do tipo “bomba”.
Embora o ciclone bomba esteja tipicamente associado a eventos passados que causaram danos, é importante diferenciar cada sistema, pois o impacto depende da posição, intensidade e ambiente atmosférico. Os principais efeitos esperados deste sistema em Santa Catarina são decorrentes de uma frente fria associada a ele, que pode ser observada na imagem de satélite GOES-16.