Gaeco deflagra operação “Assepsia”, com foco no combate à fraude em licitação
3 de maio de 2023A operação visa apurar, por meio de procedimento investigatório criminal (PIC), instaurado na 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, que possui atribuição na área da moralidade administrativa, a ocorrência de possíveis crimes de falsificação de documento particular, uso de documentos falsos, organização criminosa, associação criminosa, frustração do caráter competitivo de licitação e fraude em licitação.
Na manhã desta quarta-feira (03), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou Operação Assepsia com foco na apuração de possíveis fraudes em processos licitatórios na compra de produtos de limpeza e higiene na região oeste de Santa Catarina.
Serão cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó. A operação visa apurar, a ocorrência de possíveis crimes de falsificação de documento particular, uso de documentos falsos, organização criminosa, associação criminosa, frustração do caráter competitivo de licitação e fraude em licitação ou contrato, envolvendo pessoas relacionadas à empresa investigada que, em tese, praticariam ações voltadas a fraudar procedimentos licitatórios.
O nome Assepsia foi escolhido em alusão ao segmento dos produtos que eram objeto de aquisição por inúmeros órgãos públicos, quais sejam de higienização e limpeza. Assepsia também se remete ao objetivo da operação, que é promover a construção de processos licitatórios limpos, transparentes e idôneos.
A investigação tramita em sigilo.
GAECO
O GAECO é uma força-tarefa coordenada pelo MPSC e composta por integrantes da Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal a Secretaria Estadual da Fazenda, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa.
Com informações MPSC