Com novo reservatório e dragagem Casan cumpre mais itens exigidos pela Prefeitura de Chapecó
6 de julho de 2023O novo reservatório do bairro Esplanada e a dragagem da barragem do Lajeado São José são mais dois itens exigidos pela Prefeitura de Chapecó que estão sendo cumpridos pela Casan. As duas ações constam no termo assinado entre o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e a então presidente da estatal, Roberta Mass dos Anjos, durante a crise de abastecimento causada pela estiagem na região Oeste.
No início do ano passado Chapecó enfrentava falta de água e o prefeito fez uma lista de exigências, que constavam no documento assinado, sob pena de rompimento de contrato em caso de descumprimento. Emergencialmente a estatal contratou caminhões pipa para distribuir água potável na cidade e também para buscar água bruta no rio Uruguai, para repor a captação na barragem Engenho Braun.
Também foram contratadas máquinas para abertura do canal e retirada de terra do reservatório. Após a chuva e recuperação do nível do reservatório, estas máquinas foram deslocadas para escavação do lago do Parque do Eldorado.
Outra medida cumprida foi a instalação de uma Estação de Tratamento em um açude na Água Amarela, com capacidade de 100 mil litros/hora, para complementar o abastecimento. Também foram perfurados quatro poços, nos bairros Efapi e Boa Vista, no Distrito Industrial e no Parque Edir de Marco (Medelin).
Foi concluído um reservatório de 200 mil litros no bairro Paraíso e agora o reservatório do Esplanada, com capacidade de dois milhões de litros, em aço vitrificado, importado da China. Segundo a Casan o reservatório estará funcionando até o início de agosto. Também está em andamento a dragagem do reservatório Engenho Braun, no Lajeado São José, que deverá retirar 300 mil metros cúbicos de lodo em dois anos e meio, ampliando a capacidade de reservação.
E neste mês deve ser finalizado o projeto de captação de água no Rio Uruguai. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que as exigências da Prefeitura tinham como objetivo soluções emergenciais, a médio e a longo prazo, para dar conta do crescimento de Chapecó, que aumentou sua população em 38,8% em 12 anos, segundo o IBGE.