“Nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo”, diz ministro do STF
14 de julho de 2023Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) reagiu a grupo de manifestantes que protestava contra ele
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso falou em derrota do bolsonarismo durante discurso na última quarta-feira (12), na abertura do congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento vai até 15 de julho, em Brasília.
Barroso reagiu a manifestantes que protestavam contra ele com vaias e faixa com a frase “Barroso: inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016”.
“Já enfrentei ditadura e o bolsonarismo, não me preocupo”, declarou. “Saio daqui com a energia renovada. Pela concordância e pela discordância. Porque essa é a democracia que nós conquistamos. Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo. Para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, continuou.
Em setembro de 2022, Barroso suspendeu pagamento do piso salarial nacional da enfermagem aprovado pelo Congresso Nacional alegando impacto nos gastos públicos e risco de demissões. Em maio deste ano, o governo federal liberou R$ 7,3 bilhões para estados e municípios pagarem os valores e o ministro revogou sua decisão.
Veja o momento da fala do ministro do STF: