Meteorologista fala sobre ciclone que atinge o Brasil e mudança no tempo
26 de julho de 2023A chegada de uma frente fria pode trazer chuva isolada para algumas regiões; confira a previsão
Um ciclone se forma sobre o Uruguai e Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (26). O fenômeno será acompanhado de uma frente fria que deve mudar o tempo na região Sul do Brasil.
O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins explica que o fenômeno de ciclone é muito comum nesta época do ano.
“O ciclone, além de ser muito comum, temos um, dois, três por semana, como foi em junho” – MARCELO MARTINS
O ciclone sempre está acompanhado de frentes frias. “As frentes frias elas passam sempre e estão atreladas ao fenômeno”, explica.
O meteorologista explica que pela distância do fenômeno, na parte Sul do Brasil, não deve atingir Santa Catarina. “Então, será bem distante da gente”, pontua.
O que o ciclone pode provocar é devido à frente fria que o acompanha: “mas com a frente fria, deve provocar chuva, diminuir a temperatura, mas nada fora a essas mudanças no tempo”.
Conforme o especialista, na quinta e sexta-feira, teremos um frio úmido. “De sábado em diante, frio seco e segunda, volta a fazer calor”, afirma.
Nesta quarta-feira (26), as temperaturas variam de 22 a 27°C no litoral da Grande Florianópolis e Litoral Sul e de 18 a 22°C entre o Oeste e os planaltos. O vento médio sopra do quadrante norte com fraca a moderada intensidade e com rajadas variando entre 30 e 40 km/h no Oeste, Litoral Sul e Serra catarinense.
Frente fria favorece formação de chuva
Conforme a Defesa Civil, a partir da tarde, a aproximação de uma frente fria, somada ao calor e umidade, favorece pancadas de chuva isoladas entre o Oeste e o Litoral Sul, avançando para a região da Grande Florianópolis e norte do estado até a noite, trazendo risco baixo para ocorrências meteorológicas.
Tempo deve mudar nos próximos dias em Santa Catarina
A previsão do tempo mostra que na próxima quarta-feira (26) um ciclone deve se formar na costa do Uruguai, no Oceano Atlântico, mas segundo o meteorologista Piter Scheur este ciclone não afetará o Estado de Santa Catarina. “Ele vai estar longe e não oferece perigo algum para nós”, explica.
CONFIRA A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Quarta-feira (26):
Uma nebulosidade variável com aberturas de sol em Santa Catarina. A partir da tarde há condição de chuva isolada devido a chegada de uma nova frente fria. Há risco de temporais localizados com raios, granizo e rajadas de vento forte, especialmente no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.
Quinta e Sexta-feira (27 e 28):
O dia deve ser de muitas nuvens e chuva no Estado devido a áreas de baixa pressão. Diferente dos outros dias, na quinta e sexta-feira as temperaturas diminuem por causa da chuva e de muita nebulosidade.
Final de semana – (29 e 30)
No sábado e domingo o sol volta a surgir e deve predominar em todo o Estado e aos poucos o clima aquece novamente.