Apagão nacional afeta cidades em todo o país
15 de agosto de 2023Em Santa Catarina, mais de 400 mil unidades ficaram sem luz
Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia na manhã desta terça-feira (15). Há relatos de falta de energia em, pelo menos, 21 estados de todas as regiões do país. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
A Amazonas Energia informou que, às 07h32, ocorreu um blecaute no sistema, afetando as cidades de Manaus, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.
No Rio Grande do Sul, o Grupo Equatorial Energia afirmou que houve perda “no suprimento de energia” devido ao Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).
A circulação do metrô em São Paulo, Belo Horizonte, Lauro de Freitas (BA) e Salvador foi afetada. No Twitter, uma passageira publicou uma foto dentro de uma composição, desligada e com as luzes apagadas, da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo.
Velocidade reduzida mesmo não, não tem velocidade, trem desligado e parado pic.twitter.com/8G8lKu6AFw
— Tau Lins (@tau_lins) August 15, 2023
O Ministério de Minas e Energia informou que uma ocorrência na rede de operação de estados do Norte e do Nordeste interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga do Sistema Interligado Nacional. A queda nos estados das outras regiões se dá pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), procedimento que acontece de forma automática para proteger o sistema elétrico de danos maiores. Até as 9h16, 6 mil MW já haviam sido recompostos.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada. Ele também determinou a apuração das causas do incidente.
As empresas de energia estão restabelecendo a alimentação gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).