Imagens: casa é completamente destruída pelo fogo em Chapecó
25 de setembro de 2023Um incêndio de grandes proporções afetou residências da rua Guaporé no bairro Presidente Médici em Chapecó no Oeste de Santa Catarina, na manhã desta segunda-feira (25) por volta das 09h30. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o SAMU estão no local atendendo a ocorrência.
As informações iniciais indicavam que se tratava de uma edificação em madeira que já estava tomada pelas chamas. Durante o deslocamento das equipes, atualizações mostraram que as casas vizinhas também estavam sendo afetadas pelo calor das chamas e começaram a pegar fogo. Os bombeiros ao chegarem ao local, confirmaram que a edificação onde o incêndio teve início já estava completamente destruída pelo fogo, e as casas vizinhas estavam em chamas. A edificação à direita, feita de madeira, tinha sua parede lateral consumida pelo fogo, enquanto a casa à esquerda, construída em alvenaria, estava com fogo na aba da cobertura e no climatizador. Diante dessa situação, a estratégia adotada pelas guarnições foi iniciar o combate às chamas utilizando o sistema zig-zag, que estava pré-conectado ao caminhão. Essa ação permitiu um controle rápido das chamas, evitando que o fogo se alastrasse ainda mais nas edificações vizinhas. Posteriormente, o combate direto ao incêndio na edificação de origem foi iniciado, sendo necessário utilizar um total de 12 mil litros de água entre o combate e o rescaldo.
Segundo informações repassadas por moradores, o incêndio iniciou por um acidente. Segundo o morador da casa em que o incêndio iniciou, uma criança teria colocado fogo em um colchão. Vizinhos também relataram ter ouvido pedidos de socorro de uma mãe, a qual teria dito que uma criança havia ateado fogo na residência. A informação, no entanto, está sendo apurada.
Após controlar o incêndio, as edificações ficaram sob a responsabilidade dos proprietários, que receberam orientações para manter os locais inalterados até a chegada da perícia. O rápido e eficaz trabalho das equipes de resgate e combate a incêndios foi fundamental para minimizar os danos causados pelo incidente.