Aeroporto de Chapecó recebe novo caminhão para combate a incêndio
16 de março de 2017Um novo caminhão modelo AP2, que será utilizado pelos profissionais do Corpo de Bombeiros da Seção Contra Incêndio do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso foi entregue nesta quinta-feira (16/03). Agora, o aeroporto conta com dois veículos, uma das prerrogativas para aumentar a segurança do local. Estiveram em Chapecó para formalizar a entrega, Thomaz de Aquino Neto da SAC – Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Ryan Vieira Morais da Agência de Aviação Civil – ANAC, Thiago Roesner da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado de Santa Catarina, representantes da empresa Triel-HT fabricante do veículo, Prefeito de Chapecó Luciano Buligon e Diego Ferraz Diretor Geral de Modernização Administrativa da Prefeitura de Chapecó. O caminhão foi adquirido através de convênio entre SAC – Secretaria de Aviação Civil, Governo do Estado de Santa Catarina e Prefeitura de Chapecó.
Esse veículo dará mais segurança e proteção para passageiros, prestadores de serviços e aeronaves que estão diariamente no aeroporto. De acordo com o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, esse veiculo é de vital importância para o crescimento do aeroporto. Segundo ele, hoje o número de voos é limitado, por falta de estrutura física e pessoal do aeroporto. “Com esse caminhão teremos mais segurança para usuários do aeroporto e damos mais um passo em busca da ampliação do aeroporto que está em planejamento”, destacou o prefeito.
O prefeito explica ainda que no Brasil apenas 08 aeroportos foram beneficiados com esse veículo. Atualmente o NPCE – Nível de Proteção Contra Incêndio do Aeroporto de Chapecó era de 05 pontos e com a chegada do caminhão o índice sobe para 06 pontos. “Com esse caminhão poderemos ampliar o número de voos realizados diariamente em Chapecó”, comemorou.
O prefeito destacou ainda que outro passo importante para a ampliação do aeroporto foi realizado na semana passada, quando ele esteve em Brasília, na SAC – Secretaria de Aviação Civil em busca de recursos. Na oportunidade o prefeito apresentou o projeto para aumentar o terminal de 1,1 mil metros quadrados para 2,38 mil metros quadrados. Essa é uma medida para atender a atual demanda, que foi de 35 mil pessoas em fevereiro. “Em 2018 pretendemos conceder o aeroporto para a iniciativa privada construir um novo terminal”, finalizou o prefeito.