Pela primeira vez, SC registra nascimento de filhote de pinguim

Pela primeira vez, SC registra nascimento de filhote de pinguim

9 de fevereiro de 2024 Off Por Editor



  • Essa é a primeira vez que uma reprodução de pinguins sob cuidados humanos em zoológicos ou aquários é registrada em Santa Catarina

    O Oceanic Aquarium apresenta o mais novo morador: o bebê pinguim! Ele tem poucos dias, mas já exibe muita fofura! O pequeno nasceu às 11h40 do dia 21 de janeiro pesando 59 gramas. Foram 38 dias de choca com os papais bem atenciosos. Eles se revezaram nos cuidados com os dois ovos, um foi colocado dia 06 e o outro no dia 14 de dezembro, mas o primeiro não completou o desenvolvimento embrionário:

    “Isso é bem comum entre a espécie, inclusive na vida selvagem, principalmente com papais de primeira viagem”, explica André Neto, biólogo e diretor técnico operacional do aquário.

    O outro filhote saiu do ovo três dias depois e hoje pesa cerca de 800 gramas. “As aves aprendem também por imitação. Nos primeiros dias nós tivemos que ensinar os pais a alimentarem o filhote para ele ganhar peso e se desenvolver bem, hoje a alimentação dele já é exclusiva pelos pais e a cada dia está mais forte,” explica Juliana Formagio, veterinária que acompanha de perto a família desde a postura dos ovos. Eles se alimentam de manjubas e sardinhas, depois regurgitam direto na boca do filhote. É a primeira vez que uma reprodução de pinguins sob cuidados humanos em zoológicos ou aquários é registrada em Santa Catarina. Durante a incubação os ovos eram retirados para exames – pesagem e análise com ovoscópio – e no lugar a equipe técnica colocava ovos falsos:

    “Eles são bem protetores e não gostam quando alguém chega perto do ninho. Então produzimos ovos de argila para poder examinar os verdadeiros sem que os pais ficassem estressados. Foi preciso um cuidado extra durante a incubação para não prejudicar o processo, tanto para os adultos quanto para o filhote, qualquer mudança de humor pode refletir no desenvolvimento do embrião”, conta a bióloga Nathalia Alves.

    Papais pinguins protetores

    Os titios e titias que moram no mesmo habitat não se aproximam do ninho, embora até tentaram, mas Chandler e Rachel são bem protetores e não deixam chegar perto. Esse é o primeiro casal formado pelas aves que vivem no aquário desde 2019. Ali eles recebem todos os cuidados e acompanhamento da equipe técnica para proporcionar a melhor qualidade de vida. E ficaram muito à vontade para aumentar a família. Por volta dos cinco anos de idade os Pinguins-de-magalhães atingem a maturidade sexual, então poderemos ver ainda mais um ou dois casais se formando no Oceanic Aquarium e reproduzindo:

    “Como esse é o primeiro filhote nascido aqui, tem sido um aprendizado mútuo e diário. Tanto os pais quanto o bebê estão bem, cada um aprendendo a sua função dentro dos cuidados parentais e a desenvolvendo muito bem. Eu acredito que a família dos pinguins vai continuar crescendo e estamos muito felizes com o resultado conquistado até aqui”, celebra Juliana.

    Os três continuam vivendo no habitat dos pinguins em harmonia com os demais: Ross, Monica, Phoebe, Joey e Emma que se juntou ao grupo em 2023. Em cerca de duas semanas poderá ser feito o exame de sexagem para saber se é um macho ou uma fêmea. Diariamente a equipe técnica acompanha de perto o comportamento da família e o desenvolvimento do bebê. O filhote ainda não tem penas, somente uma plumagem escura. Após completar o primeiro mês ele deverá começar a explorar e andar pelo recinto e até mesmo entrar na água. Mais tarefas para os pais: ensinarem seu bebê a nadar e conviver com os demais pinguins!

    Em 2022 o Oceanic Aquarium recebeu o Certificado de Bem Estar Animal, emitido pela AZAB – Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil. Mais de 110 critérios foram cumpridos. Essa certificação é um movimento iniciado pela WAZA – World Association of Zoos and Aquariums, Associação Mundial dos Zôos e Aquários. Resultado do trabalho de uma equipe técnica totalmente dedicada e comprometida em promover o melhor para os animais.

    Veja imagens

     

    Com informações SCC10