Plataforma para monitoramento da dengue é lançada em SC; confira
28 de fevereiro de 2024No painel pode-se aplicar filtros como, por exemplo, ano, classificação dos casos, municípios, região de saúde, sexo e raça, entre outros
Uma nova plataforma para o monitoramento de casos de Dengue e Chikungunya foi lançada pelo Governo de Santa Catarina nesta terça-feira (27). Quem acessar a ferramenta poderá consultar sobre os números de casos prováveis, óbitos, faixa etária dos casos, números por município e o mapeamento dos focos dos mosquitos por todo o Estado. Segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esta ferramenta será fundamental para auxiliar nas tomadas de decisões tanto para ações estaduais como para as municipais. “Com o painel teremos acesso a informações e relatórios atualizados diariamente, intensificando a transparência dos dados aos gestores e população em geral. O Governo do Estado está atento e fazendo a sua parte, apoiando os municípios no combate à dengue”, salienta a secretária.
Para ter acesso aos dados basta acessar o link AQUI.
COMO VAI FUNCIONAR A PLATAFORMA
As informações disponíveis no painel são provenientes dos casos notificados pelos municípios no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan On-line e Net) do Ministério da Saúde (MS), além de dados do sistema Vigilantos da DIVE/SC para análise dos focos do mosquito, e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) através do Gerenciador do Ambiente Laboratorial (GAL), para informações sobre os testes. Os dados apresentados no painel são parciais e sujeitos a alteração, a partir das informações inseridas pelas Secretarias Municipais de Saúde, com possibilidade de variação diária nas informações. Os dados serão atualizados diariamente (às 7h e às 13h). No painel pode-se aplicar filtros como, por exemplo, ano, classificação dos casos, municípios, região de saúde, sexo e raça, entre outros. De acordo com os dados atualizados do painel, SC já tem 25.984 casos prováveis de dengue, com 10 óbitos confirmados. Já com relação à chikungunya são 84 casos prováveis. Vale ressaltar que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) vai continuar com a publicação dos informes semanalmente, para análise mais detalhada do cenário da dengue em SC.