Programa Bombeiro Mirim deve atender 500 estudantes em Chapecó

Programa Bombeiro Mirim deve atender 500 estudantes em Chapecó

8 de abril de 2024 Off Por Editor



  • Programa Bombeiro Mirim deve atender 500 estudantes em Chapecó. Pelo segundo ano consecutivo, SindsegSC patrocina a iniciativa que foca no desenvolvimento da cultura da prevenção

    Com a assinatura do convênio que marca a relação de patrocínio entre o Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina (SindsegSC) e a Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Chapecó (ACOBOM) uma nova jornada do Programa Bombeiro Mirim está garantida em 2024. Está prevista a participação de 500 estudantes de diversas escolas da cidade do Oeste Catarinense. Somados aos mais de 600 já formados pela iniciativa no ano de 2023, ganha o desenvolvimento da cultura de prevenção. “Este projeto é maravilhoso porque orienta crianças e adolescentes sobre a construção de valores, prevenção de acidentes, noções de Primeiros Socorros e sistemas preventivos contra incêndio e pânico. É a nossa forma de contribuir com a comunidade e com o setor de seguros, disseminando a informação e formando multiplicadores desde cedo”, comenta o presidente do SindsegSC, João Amato. Ele salienta que as ações deste ano fazem parte de um grande calendário de atividades que marcam os 100 anos do Sindicato em Santa Catarina. A formação dos Bombeiros Mirins ocorrerá em dois ciclos. A primeira etapa será entre abril e julho, em quatro escolas, totalizando 12 turmas. No segundo semestre, o próximo ciclo será de agosto a novembro. A formação dos estudantes contribui com os processos educacionais de aprendizagem, na melhora da relação entre professores e estudantes, investindo também em inclusão social; no fortalecimento da convivência familiar e comunitária. Cada participante recebe camisetas, apostila, material didático e alimentação como estímulo a participar de todas as aulas. O professor responsável pelas instruções do Bombeiro Mirim, Silvester Franchi, salienta a importância das lições do programa. “O ensino para o Bombeiro Mirim é pensado a partir das ações do cotidiano das crianças, seja em casa, na rua ou na escola, desta forma há a ligação entre os conceitos que apresentamos a elas e a sua vida corrente”, pondera. O curso ocorre sob a coordenação do professor-instrutor e inclui algumas atividades práticas realizadas no próprio Corpo de Bombeiros. Ao final, os estudantes participam do tradicional batismo, tal qual ocorre na formação dos militares: um banho utilizando água do caminhão de combate a incêndio. Segundo o Tenente Bombeiro Militar Aguiar Meneghetti, a corporação em Santa Catarina tem em seus projetos sociais um norte para que crianças adquiram consciência e conhecimento sobre a prevenção de acidentes e na ocasião que estes aconteçam, como agir nessas situações. “Pensamos que através destes modelos auxiliamos na transformação do ser humano e na busca por cidadãos melhores e mais preparados”, complementa.

    Programa Bombeiro Mirim deve atender 500 estudantes em Chapecó. Escolas participantes

    EBM São Cristóvão
    EBM Realeza
    EBM Anita Garibaldi
    EBM Manira T. C. Sarquis Sartori

    Assinatura do convênio e os 100 anos do SindsegSC

    No evento de assinatura, realizado no dia 25 de março, estavam presentes como representantes do SindsegSC, os profissionais Clairton Luis Schein; Henrique Armin Soetbeer e Rodolfo Nantes; bem como o Tenente Coronel Maico Francisco de Alcântara, Comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar; Major Cristiano Brandão, Subcomandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar; Tenente Aguiar Junior Carlesso Meneghetti, Chefe de B3-Seção de Ensino, Instrução e Programas Comunitários; Assistente Social, Fabiane Ribeiro; e o instrutor do projeto, Silvester Franchi. Esta é mais uma ação de um extenso calendário que está sendo programado pelo SindsegSC para celebrar seu centenário de atividades em Santa Catarina. Com foco nos seus diferentes públicos de atuação, haverá palestras, jantares, treinamentos e atividades que reforçam este importante marco para a sociedade. A celebração oficial é em 20 de agosto de 2024, e a data de registro da fundação do Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros, em Curitiba (PR), foi em 28 de agosto de 1924.

    Com informações Oficina Palavras