Elevado da Bandeira em Chapecó será aberto ao tráfego nos próximos dias

Elevado da Bandeira em Chapecó será aberto ao tráfego nos próximos dias

10 de abril de 2024 Off Por Editor



  • Até o fim deste mês deve ser liberado o tráfego de veículos no Elevado da Bandeira em Chapecó. O prazo contratual para a entrega da obra é junho deste ano. O viaduto, as contenções e o aterro de terra armada do elevado já estão finalizados. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), está investindo mais de R$ 30 milhões na obra. A execução está a cargo da prefeitura municipal, que recebeu todos os recursos por meio de convênio com a SIE.

    Por determinação do governador Jorginho Mello, a Secretaria de Infraestrutura trabalha na execução, recuperação e revitalização de rodovias; manutenção, obras emergenciais e transferências de recursos para os municípios, que é o caso do Elevado da Bandeira, em todas as regiões de Santa Catarina. A empresa responsável pela obra segue executando os serviços de pavimentação, iluminação central, barreiras de concreto e sarjetas. O secretário Jerry Comper destaca que o Governo de Santa Catarina e a SIE são “parceiros dos municípios, que é onde vivem as pessoas. Esse elevado é uma obra estratégica para dar mais segurança e levar mais desenvolvimento à Capital do Oeste.” De acordo com o secretário-adjunto da SIE, Ricardo Grando, “essa obra é mais uma demonstração do trabalho do governador Jorginho Mello, que é dar atenção especial aos municípios. Tenho convicção que todos os investimentos que o Estado tem feito em Chapecó e região, como o contorno Extremo Oeste, a recuperação da SC-283, que liga Chapecó a Arvoredo e agora o Elevado da Bandeira são demonstrações desse cuidado com todas as cidades. Obras que vêm ajudar no desenvolvimento econômico e na melhoria da qualidade de vida e da renda das pessoas.”

    A obra

    São quase dois quilômetros de intervenção. A obra se inicia próximo da chamada Curva da Morte, na BR-480, e se estende até o Shopping Pátio Chapecó, na Avenida Fernando Machado. O elevado tem duas faixas de rolamento no sentido Centro de Chapecó e outras duas no sentido BR-282. Na parte inferior do elevado haverá acesso para a avenida Leopoldo Sander e vias marginais, além de faixa de pedestres para dar mais segurança à população. O projeto também contempla ciclovia, passeio e nova iluminação. Segundo dados da prefeitura de Chapecó, são mais de 20 mil veículos que trafegam diariamente pelo acesso Plínio Arlindo de Nes, ligando a cidade ao trevo da BR-282.