Amanhã é Dia D de vacinação em Chapecó
12 de abril de 2024No sábado, 13 de abril, será Dia D da Campanha de Multivacinação nas 26 unidades de saúde de Chapecó. Elas estarão abertas das 08 às 16 horas, sem fechar ao meio dia. Será um momento para atualização de caderneta de vacinação e também para vacinação da Influenza, Poliomielite e Tétano. A campanha segue até 31 de maio.
De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, João Lenz, é importante que a população, público alvo da campanha, procure o serviço de saúde e faça a vacinação, ela é importante para prevenção a diversas doenças. “Os horários alternativos e as estratégias de vacinação adotadas em Chapecó são para aumentar a cobertura vacinal e apresentar alternativas para aquelas pessoas que trabalham durante a semana e não consegue ir até as unidades de saúde”, comentou.
Outras estratégias
Visando intensificar a vacinação em Chapecó, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, organizou algumas estratégias para aumentar a cobertura vacinal. A primeira estratégia é a ampliação do horário das salas de vacinas dos Centros de Saúde da Família Efapi e SAIC, que além do horário habitual, atenderão das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira, no período de 9 a 30 de abril. Os demais Centros de Saúde seguem vacinando normalmente durante o seu horário de atendimento, 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. E as unidades Jardim América, Santo Antônio, Leste e Vila Real atuam com horário estendido das 7 às 19 h. Também haverá a atuação do vacimóvel nos sábados e domingos, no Ecoparque, a partir de 20 de abril, até 31 de maio, das 14 às 18 h. Também terão Corujões, nos dias 16 de abril nos Centros de Saúde Cristo Rei, Sul e Belvedere e, no dia 30 de abril nos Centros de Saúde São Pedro, Norte e Quedas do Palmital, das 17h30 até 21 horas. Dia D de vacinação, no sábado 13 de abril, em que todas as Unidades de Saúde do município estarão abertas das 08 às 16 horas, sem fechar ao meio dia. Neste dia será realizado também a pesagem do bolsa família, como ação colaborativa à vacinação.
Grupos prioritários
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).