Frente fria com temporais e queda brusca nas temperaturas; previsão para os próximos dias

Frente fria com temporais e queda brusca nas temperaturas; previsão para os próximos dias

15 de abril de 2024 Off Por Editor



  • Frente fria com temporais se aproxima do Sul do Brasil. Prepare-se para chuva, ventos fortes e queda acentuada da temperatura.

    Uma frente fria avança sobre a região Sul do Brasil nesta segunda-feira (15), organizando áreas de instabilidade com previsão de chuva, risco de temporais e queda brusca da temperatura. Segundo o meteorologista Piter Scheur, do ClimaTerra, nos próximos dias, devemos perceber a primeira massa de ar frio consistente do outono, que deve trazer umidade e instabilidade para a região. O tempo já começa a melhorar na quarta-feira (17), com a volta do sol e poucas variações de temperatura. No fim de semana (20 e 21), o tempo fica bom, com predomínio de sol e frio.

    Temperaturas mínimas

    As mínimas previstas para o fim de semana são de 7°C a 10°C na maior parte das cidades do litoral. No sul do estado e na Serra, os valores podem chegar próximos de zero, ou até mesmo negativos em alguns pontos, sem ser uma temperatura generalizada. A partir do final de semana o frio perde força.

    Previsão é de chuva e frente fria com temporais

    Conforme o meteorologista, a frente fria com temporais deve provocar chuva em grande parte do Sul do Brasil nesta segunda-feira e terça-feira (16), com risco de chuva forte, especialmente em áreas mais próximas da costa.

    Queda brusca da temperatura após frente fria com temporais

    Segundo o especialista, após a passagem da frente fria, a entrada de uma massa de ar frio vai fazer as temperaturas despencarem no Sul do Brasil. Já na madrugada da quinta-feira (18), as temperaturas caem para valores inferiores a 10°C em algumas localidades mais altas.

    Geada isolada na Serra Catarinense

    Nas áreas mais altas da Serra Catarinense, há previsão de geada isolada, conforme o meteorologista. As temperaturas podem chegar a zero grau ou até mesmo valores negativos nas baixadas e vales. Piter destaca que a temperatura negativa é algo pontual, não atingindo todas as cidades da região serrana.