Alesc e Câmara de Chapecó homenageiam o jornalista Plínio Ritter

Alesc e Câmara de Chapecó homenageiam o jornalista Plínio Ritter

19 de abril de 2024 Off Por Editor



  • Com mais de seis décadas de serviço prestado na área da comunicação, ele teve reconhecida a sua trajetória profissional

    A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e a Câmara Municipal de Chapecó fizeram a entrega, na noite desta quinta-feira (18), de duas homenagens de reconhecimento à trajetória profissional de Plínio Antonio Ritter, que há 66 anos atua na área da comunicação, jornalismo, publicidade e marketing político. A cerimônia foi realizada no gabinete da Presidência do Poder Legislativo de Chapecó e contou com presenças de autoridades, familiares e de amigos do homenageado. Foram proponentes o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), e o vereador de Chapecó, Cleber Fossá (MDB), que fizeram juntos as entregas das duas homenagens a Ritter. Acompanharam o presidente da Câmara de Chapecó, vereador André Kovaleski (PL); vereador Fernando Cordeiro (PL); o presidente do PL de Chapecó, Leandro Sorgatto; mais o ex-deputado Nelson Locatelli, amigo da família; a esposa de Plínio, Rosana, e os filhos Fabrício e Richard. De Nadal destacou a importância do longo trabalho de Ritter em várias áreas da comunicação e falou sobre a versatilidade do homenageado, que trabalhou na imprensa escrita, no rádio, na televisão, em portal de notícias, na publicidade e com marketing político. “Uma trajetória que é de sucesso e que merece esse reconhecimento dos deputados catarinenses”, disse ele. Fossá endossou a fala de Nadal e parabenizou Ritter pelos anos de trabalho prestados para Chapecó. Plínio Ritter agradeceu aos deputados estaduais e aos vereadores de Chapecó a aprovação das homenagens e ressaltou o seu compromisso com a comunicação e com a prestação de serviço à sociedade catarinense. Nascido em 12 de maio de 1945, em Montenegro (RS), se transferiu para Santa Catarina em 1974, primeiro residindo em Florianópolis. Em 1979, se estabeleceu em Chapecó, onde durante muitos anos foi uma personalidade marcante na sociedade local.

    A trajetória de Plínio Ritter

    O jornalista Plínio Ritter iniciou sua carreira na comunicação aos 13 anos de idade, entregando jornal nas cidades do interior do RS, aos 15 anos começou a declamar em concursos e shows. Em 1961 ingressou no jornalismo profissional, na rádio de sinal analógico Montenegro FM. Ele cursou as faculdades de Comunicação Social e Direito. Em 1976 fundou o Hora Política, uma assessoria de comunicação política e articulação parlamentar, hoje também portal de notícias. Foi o primeiro publicitário a assinar uma campanha publicitária profissional para a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) em 1979. Ritter foi presidente do Clube de Imprensa de Chapecó, um dos fundadores do Automóvel Clube Chapecó e colaborou com a construção e estruturação do Autódromo de Chapecó. Contribuiu para o que o voleibol chapecoense alavancasse em nível nacional nos anos 1980 e 1990, com a atuação na imprensa. Ritter foi o primeiro assessor de comunicação da Associação Chapecoense de Futebol. Ele foi o criador e o idealizador de uma das maiores campanhas de solidariedade do Brasil, a Maratona da Solidariedade, campanha que é uma das maiores arrecadadoras de alimentos no País e que hoje é realizada pelo Grupo ND. E foi homenageado pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e pelo Legislativo de Chapecó na ocasião de seus 50 anos de contribuição no jornalismo. É comentarista e colunista de política e de economia com passagem por cinco rádios de sinal analógico, duas agências de publicidade e propaganda, dois Jornais, uma Editora, seis TVs de sinal aberto, uma rádio de sinal digital, duas TVs de sinal digital e mais um portal de notícias. No marketing político, elegeu 22 políticos e, no marketing eleitoral, conquistou 18 campanhas eleitorais ao longo da carreira, entre outros muitos feitos realizados na área da comunicação. Atuou na rádio Atlântida FM do Grupo RBS e na rádio Garibaldi, também na Agência OMP, no Jornal Zero Hora do Grupo RBS e no jornal Diário Catarinense do Grupo NSC, passou pela TV O Estado SBT e a TV Lages SBT do Grupo SC, na ND TV Record do Grupo ND, na TV Barriga Verde Band do Grupo BV, na TV Alto Uruguai Globo e a RBS TV Globo do Grupo RBS. Atualmente, ele trabalha na TV R, na rádio R, no portal Hora Política e na editora Olhou Achou do Grupo R.