Inaugurada a Revitalização do Parque Angelo Sartori no Palmital em Chapecó

Inaugurada a Revitalização do Parque Angelo Sartori no Palmital em Chapecó

12 de maio de 2024 Off Por Editor



  • Orquidário, chafariz, quadra coberta e quiosques estão entre as novidades das obras de revitalização do Parque Angelo Sartori, localizado no bairro Palmital, que foi reinaugurado neste domingo.
    “Ficou muito bom, está mais organizado, mais amplo, o pessoal está de parabéns”, disse Dalvan Pereira, que mora no bairro Santo Antônio mas frequenta o local desde que era estudante da escola Druziana Sartori. Sua esposa, Márcia Veloso, gostou do orquidário: “Ficou lindo”, disse, acompanhada da filha Maysa.
    Já a servidora pública Roselei Pedroso gostou principalmente do chafariz: “Faz a diferença, dá uma sensação de bem estar. O local ficou bem organizado, bonito, dá um ânimo para voltar a frequentar o local”.
    Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Palmital, João Almeida, o local ficou muito bonito e agora é também responsabilidade dos moradores cuidar do espaço.
    “Aqui não é um parque, é um SPA onde as pessoas podem vir e se sentirem bem, para fazer caminhada. Todos devem cuidar pois é um espaço nosso, da comunidade”, disse.
    O prefeito João Rodrigues destacou o investimento de R$ 4 milhões na revitalização, que teve emenda parlamentar da ex-deputada Marlene Fengler.
    “Aqui é um parque histórico, que tinha recebido algumas melhorias, mas que agora foi totalmente revitalizado para que a comunidade possa usar, para que as famílias venham. Colocamos também cerca e portão, para fechar às 22h no inverno e 24h no verão. Queremos que as famílias tomem conta do espaço”, disse o prefeito João Rodrigues.
    O presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski, parabenizou a administração pelas obras de revitalização dos espaços públicos.
    O ministro católico da comunidade, Dorval Vicentini, fez uma benção. E a primeira dama Fabiana Matte Rodrigues falou em nome das mães e pediu um oração também para as mães do Rio Grande do Sul, que foram atingidas pelas cheias.
    Tereza Sartori entregou um livro ao prefeito João Rodrigues, com a história de Angelo Sartori e da família. O neto do homenageado, Moacir Sartori Filho, disse que seu avô foi um dos pioneiros da industrialização da região.
    “Queria agradecer em nome da família pela homenagem e pela revitalização do Parque Palmital, bairro que ele mesmo nomeou, pois aqui havia muitos pés de palmitos. Foi também neste local que foi serrado o primeiro pinheiro, no Oeste de Santa Catarina, com uma locomóvel igual a esta que está aqui no parque. Daqui, prefeito João, em meados de 1930, foram enviadas madeiras e tábuas para a Europa, embarcadas no Porto Goio-Ên, única saída para o mar, num ciclo que durou 50 anos e que foi a maior alavanca de desenvolvimento do Oeste catarinense. Da Europa vinha dinheiro para fixar os Desbravadores neste chão abençoado chamado Chapecó. Foi aqui o início, e foi aqui que ele quis deixar este parque de Mata nativa para as futuras gerações conviverem com o meio ambiente. Obrigado mais uma vez e que a comunidade faça bom uso deste espaço que ele deixou”, disse Moacir.
    O artista Gentil Zanchet, que criou o monumento em homenagem a Angelo Sartori, com a máquina locomóvel usada na serraria, também esteve presente.
    Também estiveram no ato o vice-prefeito, Itamar Agnoletto, o secretariado municipal, vereadores e moradores da comunidade.

    O QUE FOI FEITO NA REVITALIZAÇÃO
    O Parque Angelo Sartori, popular Parque Palmital possui 45.463 metros quadrados.
    A revitalização teve início em 2022 com a demolição das antigas estruturas existentes e que deram lugar a novos banheiros, espaço para o administrativo, guarita, portões, 600 metros de pistas de caminhada em paver e com iluminação de led, cercamento novo, passeio ao redor do parque, estacionamento, quadra poliesportiva coberta (iluminada e fechada), quadra de areia, espaço pet, playground, churrasqueiras, quiosques completos, orquidário, pergolado, mesas, plantio de grama e flores, reforma do monumento e fonte /chafariz interativo e iluminada.