Mulher de 34 anos é a 5º morte por dengue em Chapecó

Mulher de 34 anos é a 5º morte por dengue em Chapecó

13 de maio de 2024 Off Por Editor



  • O município confirmou 4.832 casos de dengue em 2024, registrando o 5º óbito nessa semana

    Em boletim divulgado na manhã desta segunda-feira, a Prefeitura de Chapecó confirmou a 5º morte por dengue no município do Oeste Catarinense.

    Segundo o boletim, até o momento as vítimas tinham entre 85 a 79 anos, diferente da quinta morte confirmada, onde a vítima é uma mulher de 34 anos. A prefeitura informou que ela possuía comorbidades. O boletim informa também que há 37 novos focos do mosquito Aedes aegypti em relação ao boletim da semana passada. Ao todo, são 1002 focos de dengue em Chapecó registrados no ano. O município confirmou 4.832 casos de dengue, registrando o 5º óbito nessa semana.

    SAMU registra aumento de 380% em ligações devido a doença

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou um crescimento de 383% em ligações para o 192 relacionadas aos casos de dengue em Santa Catarina, no primeiro trimestre de 2024. Nesse período, as oito Centrais de Regulação de Urgência (CRU) receberam 1.864 chamadas, em contrapartida foram registradas 386 ligações no mesmo período em 2023. As regiões que mais apresentaram aumento foram a Norte/Nordeste (Joinville), Vale do Rio Itajaí (Blumenau), Grande Florianópolis (Florianópolis) e Foz do Rio Itajaí (Balneário Camboriú). O papel do SAMU nos possíveis casos de dengue é fornecer atendimento de emergência no local ou, se necessário, encaminhar o paciente para um hospital adequado para tratamento especializado. Na Central de Regulação de Urgência (CRU), onde chegam as ligações do 192, os médicos reguladores identificam os possíveis casos e direcionam os atendimentos de acordo com os sintomas.