Chapecó vai adotar Arroio do Meio para auxiliar na limpeza do município
14 de maio de 2024Arroio do Meio tem cerca de 22 mil habitantes e teve mais da metade da população fora de suas casas e mais de mil desabrigados
A Prefeitura de Chapecó anunciou na tarde de ontem segunda-feira (13) que vai adotar uma das cidades atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul, o município de Arroio do Meio. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, sancionou a lei 8.703, que autoriza o Poder Executivo a realizar ações de auxílio a municípios brasileiros afetados por catástrofe natural, através de ajuda mútua.
“Com essa lei nós temos o amparo legal para realizarmos uma segunda etapa de ajuda aos atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul. Amanhã uma equipe da Defesa Civil vai ao estado vizinho para verificar qual município nós vamos adotar. Nós pretendemos levar cerca de 10 caminhões-caçamba, dois caminhões-pipa, quatro retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulica e rolo compactador, para ajudar na reconstrução das estradas e limpar ruas. Também pretendemos levar voluntários entre servidores municipais e também acionar voluntários das entidades para montar um exército que vai ajudar na limpeza das casas e prestar outros auxílios”, disse o prefeito. Chapecó já encaminhou aos atingidos pelas cheias mais de 800 toneladas de donativos, em 51 caminhões e carretas, além de oito aeronaves, para vários municípios do Rio Grande do Sul.
A Administração Municipal também decidiu manter o Centro de Eventos aberto, das 8h às 11h30min e das 13h às 18h, para continuar recebendo as doações. Além do Centro de Eventos, a Superintendência da Efapi também segue recebendo doações, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Chapecó vai adotar Arroio do Meio
Chapecó irá adotar o município gaúcho de Arroio do Meio, próximo de Lajeado, para auxiliar nos trabalhos de limpeza e retomada das atividades após as cheias que atingiram o Rio Grande do Sul. Conforme o prefeito João Rodrigues, na próxima terça-feira (21), o município vai enviar um comboio com dez caminhões, quatro retroescavadeiras, duas escavadeiras hidráulicas, duas patrolas, dois caminhões-pipa e mais uma equipe de servidores municipais e voluntários, para auxiliar na reconstrução das estradas, limpeza de ruas e limpeza das casas, além de serviços de assistência social e saúde.
“Nós estamos com o Centro de Eventos abertos e pedimos a doação de pelo menos 50 enxadas, 50 pás, 50 rodos e 50 pares de botas de números 38 a 44, para que as equipes possam trabalhar”, afirma o prefeito. Arroio do Meio tem cerca de 22 mil habitantes e teve mais da metade da população fora de suas casas e mais de mil desabrigados.
Ver essa foto no Instagram