Semana deve ser de frio intenso e chuvas volumosas no RS; Instabilidade também deve atingir SC

Semana deve ser de frio intenso e chuvas volumosas no RS; Instabilidade também deve atingir SC

20 de maio de 2024 Off Por Editor



  • Mau tempo começa na terça-feira (21), com tempestades severas, principalmente no Oeste do RS

    Segundo o Conexão Geoclima, a semana promete ser extremamente variável, com tempo severo, chuvas volumosas e frio intenso. O evento começa na terça-feira (21), com tempestades severas, não se descarta algum evento tornadico, principalmente no Oeste do Rio Grande do Sul. À medida que o dia avança, essas tempestades se deslocarão para o interior do estado, afetando áreas como o Noroeste e Centro-Sul. A região metropolitana de Porto Alegre também pode experimentar tempestades isoladas.

    Na noite de terça e madrugada de quarta-feira (22), um processo de frontogênese (formação ou intensificação de um sistema frontal) ocorrerá na fronteira entre o RS e o Uruguai. Isso resultará em instabilidades concentradas na Fronteira Oeste, Campanha e Sul, com potencial para tempo severo.

    Os acumulados de chuva nesse período podem atingir 100 mm, especialmente na fronteira, com possibilidade de transtornos dependendo do desenvolvimento das instabilidades. Durante a quarta-feira, o sistema frontal permanecerá estacionário na fronteira do RS com o Uruguai, movendo-se para o nordeste à noite como uma frente fria. Tempestades intensas continuarão até a manhã de quinta-feira (23), com acumulados de 75-100 mm na fronteira e 40-75 mm nas demais áreas do estado.

    Na quinta-feira, as instabilidades se concentrarão no Centro-Norte do Rio Grande do Sul, Planalto Sul e Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (PR). Novas áreas de chuva devem se formar sobre o Centro-Leste do RS, mantendo o tempo instável com pancadas de chuva.

    Na sexta-feira (24), os acumulados de chuva serão menores, mas pancadas intensas ainda são possíveis, principalmente no litoral gaúcho. À tarde e à noite, uma massa de ar polar entrará na região Sul do Brasil, provocando uma queda acentuada de temperatura. Espera-se que na manhã de sábado (25), muitas áreas do Centro-Sul e Leste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registrem temperaturas abaixo de 5°C, com geadas em regiões de Serra e Planaltos.

    Por fim, o final de semana será marcado pelo frio intenso.