Conheça o banco de leite do HRO e como você, mãe lactante pode ajudar
20 de maio de 2024Seja uma doadora e ajude bebês internados Uti-neonatal, Uti-pediátrica, UCINCO e Emergência
O banco de Leite Humano do Hospital Regional do Oeste (HRO), está com o estoque abaixo do limite desejável. O banco atende em média 30 recém nascidos de toda região Oeste de Santa Catarina que estão internados na Uti-neonatal, Uti-pediátrica, UCINCO e Emergência. O estoque tem em média 80 litros, porém atualmente está cerca de 30 litros abaixo do necessário para suprir a demanda. O banco é mantido por mães com produção de leite excedente, por isso se você é uma delas, faça seu cadastro, seja uma doadora e ajude os bebês recém-nascidos.
Os bancos de leite humano são uma ação estratégica da Política Nacional de Aleitamento Materno que visa apoiar e incentivar o aleitamento materno. Além disso, a política visa coletar, processar, armazenar e distribuir o leite humano doado com segurança para recém-nascidos prematuros e de baixo peso.
Os atendimentos do Banco de Leite Humano abrangem as nutrizes com recém-nascidos internados na Uti-neonatal, Uti-pediátrica, UCINCO, emergência do HRO e também o público externo que procura atendimento tanto para orientações referente ao aleitamento materno quanto para realizar doação do volume excedente.
Há no espaço uma equipe multidisciplinar destinada a dar todo o suporte necessário para as mães que desejam amamentar e manter a lactação em situações especiais, como é o caso das internações e/ou retorno ao trabalho, por exemplo. Faz parte das obrigações do banco realizar o processamento e distribuição do leite humano recebido de acordo com a condição clínica dos recém-nascidos.
O Banco de Leite é fundamental no apoio e incentivo ao aleitamento materno, beneficiando os recém-nascidos hospitalizados, contribuindo para saúde materna e neonatal, reduzindo a morbimortalidade e mortalidade neonatal.
Saiba quem pode doar e como doar
Toda mulher em fase de lactação, que esteja amamentando o seu bebê e que observe que tenha uma produção excedente, seja saudável e não faça uso de medicamentos/álcool e ou/drogas e que o bebê tenha até 2 anos de idade.
✔ Para se tornar uma doadora é necessário realizar um cadastro com histórico prévio e atual das condições de saúde, esse cadastro é realizado no Banco de Leite Humano, que fica localizado no 5º andar do HRO. É realizada a coleta de exames laboratoriais para avaliação do cadastro e aval das doações.
✔ As coletas podem ser realizadas no próprio domicílio, e o banco de leite realiza a entrega de todo material necessário para as coletas, assim como as orientações pertinentes.
Faça a diferença!
Você mamãe, que tem uma produção excedente de leite, venha até o Banco de Leite e se cadastre para fazer doações, os recém-nascidos agradecem! Faça como a protética Cristiane Gazaro Lunardi, que foi a primeira doadora do banco de leite do HRO. Cristiane precisou dos serviços do Banco de Leite início de 2023, quando optou por fazer a ordenha de leite pois a sua bebê Gabriella Lunardi Vieira, precisou ir para creche, e para não correr o risco da produção parar, buscou orientação na unidade de saúde próxima de sua residência, onde foi orientada a procurar o banco de leite.
A protética fez doações por dois meses, após isso, infelizmente a produção diminui impossibilitando a retirada. Cristiane afirma que o sentimento de doar é gratificante e ajudar as mães e bebês que, assim como ela quando recém-nascida, precisavam de leite doado, é um sentimento lindo. “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida. Você que tem essa dádiva de além de amamentar seu filho(a) sinta-se ainda mais completa e realizada doando as demais mães e bebês que precisam. Esse sentimento não tem explicação. Doe vida em gotas de leite Gratidão a Deus por me proporcionar essa dádiva” afirma Cristiane.
As gestantes, nutrizes que estiverem com dúvidas, com dificuldades podem
procurar o banco de leite para o atendimento, podem entrar em contato pelo
telefone ou Whatsapp (49) 3321 6576.