SC e RS podem ter neve nesta terça-feira; veja a previsão

SC e RS podem ter neve nesta terça-feira; veja a previsão

28 de maio de 2024 Off Por Editor



  • Alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet

    Santa Catarina e o Rio Grande do Sul podem ter neve nesta terça-feira (28), informou o Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet.

    Alerta de neve
    O alerta publicado pelo Uol, ressalta que a neve pode atingir regiões dos dois estados do Sul do Brasil em meio às chuvas.

    O alerta de perigo potencial para o evento prevê que a espessura da neve possa chegar até 5 cm.

    Regiões afetadas pela neve em SC:

    Bom Jardim da Serra
    Lages
    Painel
    Rio Rufino
    São Joaquim
    Urubici
    Urupema

    Regiões afetadas pela neve em RS:

    Bom Jesus
    São José dos Ausentes

    Veja no mapa onde pode nevar

    Massa de ar pode causar um dos dias mais frios do ano em Santa Catarina, prevê Defesa Civil
    Uma massa de ar pode causar um dos dias mais frios do ano, nesta terça-feira (28), em Santa Catarina, de acordo com o departamento de monitoramento meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC).

    O avanço de uma massa de ar frio provoca um declínio acentuado nos termômetros. Entre o Grande Oeste e os planaltos, as temperaturas devem oscilar entre 3°C e 7°C, na manhã de terça, sendo que nos pontos mais altos da Serra, ficarão negativas.

    Conforme a Defesa Civil, durante todo o dia, os ventos causados por um ciclone extratropical em alto mar deixam a sensação térmica ainda mais baixa, intensificando a sensação de frio. O frio intenso persiste ao longo da semana, até pelo menos quinta-feira (30), especialmente nas primeiras horas do dia.

    Mar grosso, risco de ressaca e fortes rajadas de vento
    Conforme o órgão, o processo de formação de um ciclone no mar que iniciou nesta segunda-feira (27), e persiste nesta terça-feira (28), entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, favorece a agitação marítima entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul podendo atingir entre 2,0m e 2,5m.

    Entre a terça-feira (28) e a quarta-feira (29), com o ciclone já estabelecido em alto mar, a agitação marítima aumenta ainda mais, trazendo condições para mar grosso e ressaca no Litoral Sul, com ondas de sul/sudoeste entre 3,5m e 4,0m próximo à costa.

    Segundo a Defesa Civil, a Grande Florianópolis o mar fica muito agitado e são esperadas ondas de sul/sudoeste entre 2,5m e 3,5m. Nestas regiões, em alto mar e em áreas costeiras, também são esperadas fortes rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para atividades de navegação, pesca, esportes náuticos e erosão costeira.

    Por conta da agitação marítima, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil recomenda que a população evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. As medidas visam garantir a segurança de todos, uma vez que as condições do mar podem apresentar riscos à vida.

    Recomendações da Defesa Civil
    Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar pontes e pontilhões submersos;
    Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros;
    Em caso de frio intenso, redobre a atenção com a população vulnerável e animais;
    Procure se agasalhar e beber bastante água.
    A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

    Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

    Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site da Defesa Civil.