Vazamento de amônia em Chapecó faz 18 pessoas pararem no hospital
10 de junho de 2024Segundo um funcionário, o vazamento teria iniciado em um registro utilizado para liberação de um fluido da tubulação
Um vazamento de amônia em uma empresa foi registrado na noite de ontem domingo (9) em Chapecó. 18 funcionários foram encaminhados ao hospital pelo contato com o produto. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu o chamado por volta das 20h15min, e foi até a empresa no bairro Belvedere. Um funcionário da empresa informou que o vazamento teria iniciado em um registro utilizado para liberação de um fluido da tubulação. Para atender a ocorrência, o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) e as guarnições do quartel Central e do bairro Efapi reuniram esforços, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As equipes conseguiram estancar o vazamento e atender 28 pessoas que tiveram contato com o produto, que forma uma nuvem e se propaga pelo ar. Segundo os bombeiros, de todos os atendidos, 18 precisaram ser encaminhadas aos hospitais de Chapecó e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pela contaminação com o vazamento de amônia.
Empresa se manifesta
A empresa A.P Chapecó Serviços de Logística publicou uma nota de esclarecimento na manhã desta segunda-feira (10), sobre o ocorrido na empresa, que acabou afetando seus funcionários. “Na noite do último domingo (9), houve um vazamento de amônia no interior da sua sala de máquinas, sendo necessária a evacuação do local para realização dos reparos pertinentes. A empresa esclarece que o vazamento foi rapidamente contido e, com o auxílio da Defesa Civil, Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e a Guarda Civil, prestou todo o apoio e suporte às pessoas que necessitaram de atendimento médico. Felizmente todas as vítimas envolvidas já tiveram alta hospitalar, sem nenhum dano. Aos nossos clientes informamos que o vazamento ocorreu somente na área externa da empresa e que atualmente o local está apto a funcionamento. Lamentamos pelo ocorrido e informamos que estamos focados e trabalhando para que esse problema não ocorra novamente.”
Defesa Civil de Chapecó se manifesta sobre vazamento de amônia
O coordenador municipal da Defesa Civil, Valter Luciano Hüning, informou que desde ontem está acompanhando o acidente com vazamento de amônia, numa empresa do Bairro Belvedere. O acidente foi por volta das 20h e os Bombeiros e SAMU prestaram socorro. Foram removidas 16 vítimas, sendo 2 vítimas para o HRO, 12 para a Unimed e 2 Vítimas UPA. Destas, quatro estavam mais graves com quadro de insuficiência respiratória . Outras seis em situação moderada, com tontura e náuseas. Outras dez foram atendidas e liberadas. Hüning disse que agora a Defesa Civil vai avaliar os planos de contingência da empresa atingida e também das empresas vizinhas.
O que é Amônia?
A amônia é um produto químico composto por nitrogênio e hidrogênio, e tem aplicações domésticas e industriais. Seu uso na indústria é variável, como no refino de petróleo, insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas. Os trabalhadores que tem contato com esse composto precisam saber que ele apresenta riscos a saúde quanto contaminados. A amônia é considerada um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, nariz e pulmões. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas.