Enchentes no RS: total de mortos sobe para 173 e de desaparecidos cai para 38
10 de junho de 2024Tragédia deixou mais de 600 mil pessoas fora de casa em maio. Canoas, Roca Sales e Cruzeiro do Sul concentram o maior número de óbitos
Está em 173 o número de mortes devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Ainda no último sábado, dia 8, a Defesa Civil do estado confirmou a localização de um corpo em Roca Sales. Conforme o boletim mais recente, divulgado na manhã desta segunda-feira, dia 10, ainda há 38 pessoas desaparecidas. Os dados apontam que 478 municípios do Rio Grande do Sul foram atingidos de alguma forma pelas chuvas, com quase 2,4 milhões de pessoas afetadas. Mais de 18,8 mil moradores ainda estão em abrigos e outras 423 mil pessoas seguem desalojadas (em casas de parentes ou amigos).
Alerta de mais chuva
A Defesa Civil do estado divulgou neste domingo, dia 9, um aviso sobre a possibilidade de novas chuvas entre a próxima sexta-feira, dia 14, e a segunda-feira da semana seguinte, dia 17. De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria. Modelos da Sala de Situação indicam que os volumes acumulados para o período sevem ficar entre 50 e 120 milímetros nas regiões das Missões, centro e noroeste gaúchos. Em Porto Alegre e na região metropolitana, nos Vales e Serra, a previsão é de volume menor, entre 45 e 75 mm.