Rio Grande do Sul deve enfrentar fortes chuvas no final de semana

Rio Grande do Sul deve enfrentar fortes chuvas no final de semana

12 de junho de 2024 Off Por Editor



  • Em algumas regiões do estado o volume de chuva deve ficar entre 50 e 150 milímetros

    A partir de sexta-feira (14), o Rio Grande do Sul deve enfrentar fortes chuvas até o próximo domingo (16). Conforme o Climatempo, as regiões Norte e Nordeste do país também serão atingidos pelo temporal no fim de semana. No sul, o que explica a volta dos temporais é uma massa de ar quente com a chegada de uma frente fria que vem com ventos fortes, deixando a atmosfera instável na região. Na Lagoa dos Patos, região Metropolitana de Porto Alegre, nos Vales e na região Central o volume de chuva deve ficar entre 50 e 150 milímetros.

    Conforme a previsão, a chuva deve ocorrer em um curto período, não sendo persistente e volumosa. No entanto, o cenário climático instável deve durar pelos próximos 18 dias. “A situação ainda preocupa devido aos episódios recentes de chuva extrema que o estado tem enfrentado”, afirma a Climatempo.

    Quais capitais têm previsão de chuva?

    No sábado (15), Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Alegre e Boa Vista devem enfrentar pancadas de chuva com céu nublado. Já no domingo (16), o número de capitais diminui, mas serão afetadas Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, Belém, Macapá, Manaus, Boa Vista, além de Porto Alegre.

    Onda de calor e baixa umidade

    A região centro-oeste do país ainda é dominada por uma onda de calor. Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná devem ter temperaturas 5ºC acima da média nos próximos três dias, de acordo com o Inmet. A estes estados se somam Minas Gerais, Tocantins, Roraima, Maranhão e Piauí, atingidos por baixa umidade.

    Com informações SBT News