Fim do veranico de junho? Calor intenso tem data para acabar
13 de junho de 2024Com o fim do veranico, temperaturas negativas podem ser registradas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul na última semana de Junho.
Depois de uma sucessão de dias de calor acima da média para o período, a previsão indica uma queda drástica das temperaturas na região Sul do país. Junto com a chegada do inverno, última semana do mês de junho deve ser o fim do veranicos e das altas temperaturas. Segundo o meteorologista Matheus Manente, da Meteored | Tempo.com, perto do dia 20, um sistema de baixa pressão deve se aprofundar, formando um ciclone e uma frente fria que vai avançar pelo país nos dias seguintes. Diferentes modelos de previsão ainda estão oscilando em relação a passagem dessa frente fria, como a previsão é distante, mas tudo indica que esse sistema frontal deve avançar no sábado da próxima semana (22) ou nos dias seguintes. Como resultado desse sistema frontal, as temperaturas devem cair em toda a região Sul, situação que deve progredir ao longo da última semana do mês, entre os dias 22 e 30 de junho. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul há possibilidade de temperaturas negativas, abaixo de 0ºC nesse período pondo fim ao veranico.
O que é um veranico
Veranicos são períodos de calor intenso, acompanhados de estiagem, forte insolação e umidade relativa do ar baixa em pleno inverno, quando essas condições não são normais. As duas primeiras semanas de junho estão se mantendo com um clima bastante seco e com pouco volume de chuvas na maior parte do país, exceto litoral nordestino e extremo oeste, onde as chuvas volumosas continuam. Já as temperaturas estão mais elevadas do que o normal, principalmente no Sul e Sudeste que passam por esse veranico. Registraram máxima de 31°C nesta quarta-feira (12) cidades como Maringá (PR) e Santa Maria (RS). No Sudeste, Presidente Prudente (SP) e Arinos (MG) registraram 32ºC, temperaturas muito elevadas para o período. Avisos de baixa umidade foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para o Centro-Oeste e grande parte de São Paulo e Minas Gerais, já que os valores giram em torno de 30% a 20%, o que aumenta o risco de incêndios florestais e agrava quadros de saúde respiratórios.
Como fica o a previsão em outras regiões
O sistema de baixa pressão que deve atuar na última semana de junho também fará as temperaturas caírem na região Sudeste, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a previsão é de que na quinta-feira (20) sejam registrados 28ºC e já no domingo (23), apenas 15ºC.
Com informações meteorologista Matheus Manente