Um cachorro morreu e outros três ficaram feridos em incêndio criminoso em SC; uma mulher foi presa

Um cachorro morreu e outros três ficaram feridos em incêndio criminoso em SC; uma mulher foi presa

24 de junho de 2024 Off Por Editor



  • Um cachorro morreu no incêndio e outros três ficaram feridos

    Uma mulher foi presa por maus tratos a animais e causar incêndio em uma casa no bairro Chapada, em Lages, na Serra Catarinense. Segundo informações da Polícia Militar, o incêndio foi causado após uma discussão entre a mulher e o seu companheiro. O fato aconteceu na tarde de ontem domingo (23). Quando a Polícia Militar chegou no local encontrou um dos envolvidos bastante alterado. Ao chegar, os policiais foram informados de que a moradora da residência havia iniciado o incêndio após uma discussão com seu companheiro. A mulher também admitiu que haviam quatro cães abrigados debaixo da residência no momento do incêndio. Infelizmente, um dos animais não sobreviveu e os outros três ficaram feridos. Diante dos fatos, foi lavrado um boletim de ocorrência na modalidade prisão/apreensão. A autora do crime foi conduzida e entregue na delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis. A casa atingida pelas chamas, fica na rua Bruno Luersen no bairro Chapada. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros a residência era mista, de aproximadamente 40m2 localizada nos fundos de outra casa de alvenaria. A propriedade estava tomada pelas chamas. Após aproximadamente 40 minutos de combate e 10 min de rescaldo as guarnições conseguiram extinguir o incêndio. Foram utilizados no combate e rescaldo cerca de 4.000 litros de água.

    Qual é a pena para quem maltrata animais?

    Maltratar animais é crime no Brasil. Desde setembro de 2020, a Lei 14.064, que serviu de marco na luta contra essa crueldade, endureceu as penas para quem praticasse condutas contra cães e gatos. A partir da lei, a pena para maus-tratos contra cães e gatos aumentou de 3 meses a 1 ano de detenção (que podia ser cumprida em regime aberto ou semiaberto) para de 2 a 5 anos de reclusão (em regime fechado), além de multa e perda da guarda do animal. Caso o crime resulte em morte, a pena pode ser aumentada em até 1/3. Antes, os crimes eram considerados de menor potencial ofensivo.

    Como denunciar

    Para denunciar um crime de maus-tratos contra animais, ligue para a Polícia Militar (PM) no telefone 190. As acusações também podem ser feitas pelo telefone 181 ou em qualquer delegacia de polícia.