Idosa é detida após polícia encontrar cão morto e 7 em situação de maus-tratos em SC

Idosa é detida após polícia encontrar cão morto e 7 em situação de maus-tratos em SC

2 de julho de 2024 Off Por Editor



  • Uma idosa de 76 anos foi detida após a Polícia Militar (PM) encontrar um cão morto e sete em situação de maus-tratos em Mafra, no Norte catarinense. O caso ocorreu na tarde de ontem segunda-feira (1), no bairro Jardim Novo Horizonte. De acordo com a guarnição, alguns cães resgatados apresentavam sinais evidentes de maus tratos. A tutora foi detida no local e posteriormente encaminhada à delegacia com o auxílio do Corpo de Bombeiros. Diante dos fatos, as autoridades irão tomar providências cabíveis para investigar o caso. A ONG Canforeira prestou apoio para garantir o bem-estar dos animais resgatados.

    Qual é a pena para quem maltrata animais?

    Maltratar animais é crime no Brasil. Desde setembro de 2020, a Lei 14.064, que serviu de marco na luta contra essa crueldade, endureceu as penas para quem praticasse condutas contra cães e gatos. A partir da lei, a pena para maus-tratos contra cães e gatos aumentou de 3 meses a 1 ano de detenção (que podia ser cumprida em regime aberto ou semiaberto) para de 2 a 5 anos de reclusão (em regime fechado), além de multa e perda da guarda do animal. Caso o crime resulte em morte, a pena pode ser aumentada em até 1/3. Antes, os crimes eram considerados de menor potencial ofensivo.

    Como denunciar

    Para denunciar um crime de maus-tratos contra animais, ligue para a Polícia Militar (PM) no telefone 190. As acusações também podem ser feitas pelo telefone 181 ou em qualquer delegacia de polícia.