Baixa pressão atmosférica causa chance de chuva com risco moderado a alto em Santa Catarina
12 de julho de 2024Chuvas retornam para Santa Catarina com influência de uma baixa pressão atmosférica
Uma baixa pressão atmosférica causa chance de chuva com risco moderado a alto em Santa Catarina, conforme a Defesa Civil. No início dessa sexta-feira (12) a instabilidade diminui, mas entre a tarde e a noite, o fenômeno favorece o retorno das chuvas no nordeste do estado. As chuvas se mantêm persistentes e por vezes intensa, sobretudo entre o Vale do Itajaí e o norte catarinense com o avanço da baixa pressão atmosférica. Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a circulação marítima mantém as chuvas frequentes ao longo do dia. O risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas. Os ventos sopram de sul com rajadas de até 60 km/h nas áreas costeiras. O frio segue intenso ao longo do dia, principalmente no amanhecer, quando as mínimas ficam entre entre 4 e 8°C no Grande Oeste e Planalto Sul e de 9 a 14°C nas demais regiões, mantendo risco moderado a alto para ocorrências relacionadas ao frio intenso.
Previsão do tempo para sábado (13)
Segundo a Defesa Civil, no sábado (13), já inicia com chuva entre o Vale do Itajaí e o norte do estado, mas a partir da tarde uma baixa pressão se intensifica e reforça as chuvas no restante do estado. Há condições para chuvas intensas em todas as regiões, que, por vezes, podem vir acompanhadas de temporais com raios e rajadas de vento, sobretudo no Grande Oeste. O risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas. As temperaturas seguem baixas durante todo o dia, com máximas que não devem passar dos 12°C na maioria das regiões. A exceção fica para as áreas costeiras, onde as máximas ficam na casa dos 14°C. O risco se mantém moderado a alto para ocorrências relacionadas ao frio. A agitação marítima aumenta entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sudeste entre 2,0 e 2,5m, configurando risco moderado.
Previsão do tempo para domingo (14)
Conforme a Defesa Civil, no domingo (14) ainda inicia com chuva em todas as regiões catarinenses, mas a partir da tarde a baixa pressão se desloca para o mar, mantendo as chuvas concentradas apenas na metade leste do estado. Ainda há condições para chuvas persistentes e intensas, que resultam em acumulados elevados, principalmente entre a madrugada e a manhã, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências relacionadas. As temperaturas continuam variando pouco na maior parte de SC ao longo do dia, mantendo a sensação de frio. Apenas no litoral e áreas próximas às máximas sobem um pouco mais em comparação aos dias anteriores, ficando entre 15 e 17°C. O mar segue agitado, com picos de ondas de até 3,0m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
Previsão do tempo para segunda e terça (15 e 16)
Na segunda-feira (15) a nebulosidade predomina e ainda há condições para chuvas no litoral catarinense, principalmente no Litoral Sul, por conta do fluxo de umidade do oceano em direção à costa. Já a partir da terça-feira (16) o tempo volta a ficar firme e o sol aparece em parte do estado. Nestes dias o frio continua intenso pela manhã, mas as temperaturas sobem um pouco mais à tarde.