Confira a previsão climática para agosto: o que esperar do ‘mês do desgosto’

Confira a previsão climática para agosto: o que esperar do ‘mês do desgosto’

1 de agosto de 2024 Off Por Editor



  • A MetSul Meteorologia não prevê um evento de La Niña para agosto

    Em agosto, começamos a perceber os primeiros sinais da primavera, e a temperatura média tende a ser mais alta em comparação a junho e julho, tornando o mês menos frio que os meses anteriores. Embora seja às vezes chamado de “mês do desgosto”, é conhecido por suas características climáticas peculiares. O mês frequentemente apresenta extremos de temperatura e precipitação, especialmente no Sul do Brasil. Nos Campos de cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e no Planalto Sul Catarinense, a prática de queima de campo é comum em agosto. Essa técnica, que causa muita fumaça, pode afetar as cidades dessas regiões e até se espalhar para o litoral. A MetSul Meteorologia não prevê um evento de La Niña para agosto. No entanto, espera-se um resfriamento, com a região do Pacífico Central-Leste apresentando temperaturas da superfície do mar mais baixas pela primeira vez desde o fim do El Niño.

    Como será a chuva?

    A previsão é de que agosto tenha chuvas próximas ou acima da média na maior parte do Sul do Brasil, com maiores volumes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No entanto, algumas áreas mais a Oeste e ao Sul desses estados podem registrar chuvas abaixo da média.

    Clima frio ou quente?

    Agosto é conhecido por sua grande variação de temperatura no Sul do Brasil, com dias que podem ser frios a muito frios e outros com temperaturas elevadas. Mudanças bruscas de temperatura em curto período são comuns, e o mês já registrou nevadas fortes no passado. A primeira metade de agosto tende a ser mais quente, com alguns dias de calor intenso para a época. A partir da segunda metade do mês, especialmente entre a segunda e a terceira semana, e na segunda quinzena, podem ocorrer dias mais frios. No final do mês, o calor pode retornar. No início de agosto, uma massa de ar muito quente deve se instalar no Nordeste da Argentina, Sul do Brasil e Paraguai, trazendo dias de temperaturas elevadas para o Sul do Brasil.

    Com informações MetSul Meteorologia