Automobilismo comemora três datas esse mês em Chapecó; veja as imagens
21 de agosto de 2024Três datas são comemoradas nesta segunda quinzena de agosto com registros do automobilismo em Chapecó desde o final da década de 1960. Dois deles se referem aos dois primeiros autódromos com pista de terra construídos no município, em 1964 e em 1991, e o terceiro compreende as quatro décadas de atuação do Automóvel Clube Chapecó, fundado em 1984.
O primeiro autódromo construído no município com pista de terra foi inaugurado há 60 anos, quando Chapecó possuía aproximadamente 50 mil habitantes. A inauguração ocorreu dentro do programa da Semana do Município, nos dias 23 e 24 de agosto de 1964, no distrito de Marechal Bormann, próximo ao local onde hoje está o posto de combustíveis, e as obras contaram com o apoio do então prefeito João Destri. Com extensão de 2.784 metros, a pista recebeu somente a prova inaugural e não foi mais utilizada devido à desfiliação da antiga Federação Catarinense de Automobilismo da Confederação Brasileira de Automobilismo, o que deixou os clubes catarinenses considerados irregulares.
Já o segundo autódromo, também com pista de terra, foi inaugurado há 33 anos, no dia 25 de agosto de 1991, em Linha Simonetto, na saída para São Carlos, com etapa do Campeonato Catarinense de Velocidade. Considerado um dos melhores complexos de pista de terra do país, com pista de 2.550 metros e ampla estrutura de box e áreas para o público, a partir daí passou a sediar duas etapas anuais do Campeonato Catarinense, sempre com expressiva participação de pilotos, e em junho de 2001 ocorreu o I Campeonato Brasileiro de Automobilismo em Pista de Terra. Além de competições com carros como Gol, Passat, Opala e Ômega, o autódromo sediou provas de autocross e de motocross e competições de arrancada de automóveis e caminhões, até 2012.
40 ANOS DO CLUBE
Outra data assinalada neste mês registra os 40 anos do Automóvel Clube Chapecó. Sua fundação ocorreu em 28 de agosto de 1984, a partir do desejo de desportistas de implantar um autódromo asfaltado em Chapecó para sediar provas automobilísticas. Para tanto, após a venda de títulos remidos para 133 sócios proprietários, em 1988 foi adquirida área de terras em Linha Simonetto, com 363 mil metros quadrados, iniciando-se de imediato a elaboração do projeto para construção da pista.