Frio intenso transforma paisagens da Serra Catarinense em um verdadeiro cenário de inverno
27 de agosto de 2024As paisagens amanheceram branquinhas de geada
A Serra Catarinense registrou nesta terça-feira (27) mais um amanhecer de muito frio. Várias cidades da região registraram temperaturas negativas e tiveram cenários propícios da estação, com campos e lavouras cobertos de gelo. Em Urupema, a cidade mais fria do Brasil, segundo a Epagri, a temperatura mínima registrada foi de -4,93º, proporcionando aos turistas paisagens branquinhas de geada. Em São Joaquim, segundo o agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, os termômetros chegaram a registrar uma temperatura de -6,3°C, um dos dias mais gelados do ano na região. De acordo com os meteorologistas Coutinho e Piter Scheuer, as temperaturas registradas nesta terça-feira (27) foram as seguintes:
6,8 B.Jardim/T. do Gelo
6,5 S.Joaquim/Inmet/PMSJ
5,9 Painel/PWS
4,9 Urupema/Epagri
3,8 Urubici
3,7 Ponte Alta do Norte
3,7 Joinville/DSoares/serra
2,9 Otacílio Costa
2,7 Frei Rogério
2,6 Fraiburgo
Previsão da Defesa Civil para os próximos dias:
Segundo informações da Defesa Civil, a terça-feira (27) será mais um dia com sensação de frio intenso e formação de geadas amplas em Santa Catarina. A atuação de uma massa de ar frio e seco segue mantendo o tempo firme no estado, com sol e poucas nuvens no decorrer do dia em todas as regiões. As temperaturas no amanhecer ficam próximas a abaixo dos 0°C no Meio-Oeste e nos planaltos, entre 2°C e 4°C no Extremo Oeste e Oeste e entre 6°C e 9°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 15°C e 20°C pelo estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Na quarta-feira (28), a massa de ar frio e seco passa a perder suas características e as temperaturas aumentam gradativamente em comparação aos dias anteriores. O tempo fica nublado devido a virada dos ventos para o quadrante leste, o que aumenta a umidade sobre o continente. As temperaturas mínimas ficam entre 3°C e 6°C nos planaltos e Meio-Oeste e variam entre 7°C e 12°C nas demais regiões. No período da tarde, as máximas variam entre 20°C e 24°C no Grande Oeste, ficam na casa dos 17°C no Planalto Sul e oscilam entre 18°C e 21°C nas demais áreas. Não há risco para ocorrências.
A quinta-feira (29) inicia com formação de nevoeiros, especialmente entre o norte do estado e Vale do Itajaí, que se dissipam ao longo da manhã. O dia segue com predomínio de tempo firme e presença de algumas nuvens em Santa Catarina. As temperaturas mínimas ficam entre 5°C e 9°C nos planaltos e Meio-Oeste e variam entre 11°C e 14°C no restante do estado. As máximas se elevam consideravelmente, oscilando entre 26°C e 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul e entre 21°C e 24°C no restante do estado. Não há risco para ocorrências meteorológicas.
Na sexta-feira (30) e no sábado (31), o tempo segue com predomínio de sol e variação de nuvens em Santa Catarina, com maior presença de nebulosidade no leste do estado devido à circulação marítima. As temperaturas aumentam gradativamente, tanto mínimas quanto máximas, as quais chegam aos 32°C em áreas do oeste catarinense em ambos os dias.
vídeo: Élcio Branco F. pic.twitter.com/2DySUnoEoO
— Rádio Clube de Lages (@RadioClubeLages) August 27, 2024
Urupema amanhece coberta por geada com temperatura de -4,93°C
video: Elcio Branco F. pic.twitter.com/Ou2pjsW2AK
— Rádio Clube de Lages (@RadioClubeLages) August 27, 2024
Vegetação e lagos amanhecem congelados em Bom Jardim da Serra
video: Sérgio Felipe Rodrigues pic.twitter.com/dl4XftIY4f
— Rádio Clube de Lages (@RadioClubeLages) August 27, 2024
Amanhecer com temperatura negativa e formação de geada em Bom Jardim da Serra em SC
video: Sérgio Felipe Rodrigues pic.twitter.com/VVVbQAr2RN
— Rádio Clube de Lages (@RadioClubeLages) August 27, 2024