Frio intenso transforma paisagens da Serra Catarinense em um verdadeiro cenário de inverno

Frio intenso transforma paisagens da Serra Catarinense em um verdadeiro cenário de inverno

27 de agosto de 2024 Off Por Editor



  • As paisagens amanheceram branquinhas de geada

    A Serra Catarinense registrou nesta terça-feira (27) mais um amanhecer de muito frio. Várias cidades da região registraram temperaturas negativas e tiveram cenários propícios da estação, com campos e lavouras cobertos de gelo. Em Urupema, a cidade mais fria do Brasil, segundo a Epagri, a temperatura mínima registrada foi de -4,93º, proporcionando aos turistas paisagens branquinhas de geada. Em São Joaquim, segundo o agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, os termômetros chegaram a registrar uma temperatura de -6,3°C, um dos dias mais gelados do ano na região. De acordo com os meteorologistas Coutinho e Piter Scheuer, as temperaturas registradas nesta terça-feira (27) foram as seguintes:

    6,8 B.Jardim/T. do Gelo
    6,5 S.Joaquim/Inmet/PMSJ
    5,9 Painel/PWS
    4,9 Urupema/Epagri
    3,8 Urubici
    3,7 Ponte Alta do Norte
    3,7 Joinville/DSoares/serra
    2,9 Otacílio Costa
    2,7 Frei Rogério
    2,6 Fraiburgo

    Previsão da Defesa Civil para os próximos dias:

    Segundo informações da Defesa Civil, a terça-feira (27) será mais um dia com sensação de frio intenso e formação de geadas amplas em Santa Catarina. A atuação de uma massa de ar frio e seco segue mantendo o tempo firme no estado, com sol e poucas nuvens no decorrer do dia em todas as regiões. As temperaturas no amanhecer ficam próximas a abaixo dos 0°C no Meio-Oeste e nos planaltos, entre 2°C e 4°C no Extremo Oeste e Oeste e entre 6°C e 9°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 15°C e 20°C pelo estado. O risco é moderado a alto para ocorrências como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.

    Na quarta-feira (28), a massa de ar frio e seco passa a perder suas características e as temperaturas aumentam gradativamente em comparação aos dias anteriores. O tempo fica nublado devido a virada dos ventos para o quadrante leste, o que aumenta a umidade sobre o continente. As temperaturas mínimas ficam entre 3°C e 6°C nos planaltos e Meio-Oeste e variam entre 7°C e 12°C nas demais regiões. No período da tarde, as máximas variam entre 20°C e 24°C no Grande Oeste, ficam na casa dos 17°C no Planalto Sul e oscilam entre 18°C e 21°C nas demais áreas. Não há risco para ocorrências.

    A quinta-feira (29) inicia com formação de nevoeiros, especialmente entre o norte do estado e Vale do Itajaí, que se dissipam ao longo da manhã. O dia segue com predomínio de tempo firme e presença de algumas nuvens em Santa Catarina. As temperaturas mínimas ficam entre 5°C e 9°C nos planaltos e Meio-Oeste e variam entre 11°C e 14°C no restante do estado. As máximas se elevam consideravelmente, oscilando entre 26°C e 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul e entre 21°C e 24°C no restante do estado. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

    Na sexta-feira (30) e no sábado (31), o tempo segue com predomínio de sol e variação de nuvens em Santa Catarina, com maior presença de nebulosidade no leste do estado devido à circulação marítima. As temperaturas aumentam gradativamente, tanto mínimas quanto máximas, as quais chegam aos 32°C em áreas do oeste catarinense em ambos os dias.

    Este slideshow necessita de JavaScript.