SC ultrapassa faixa de 8 milhões de habitantes e é o estado que mais cresceu na região Sul, diz IBGE

SC ultrapassa faixa de 8 milhões de habitantes e é o estado que mais cresceu na região Sul, diz IBGE

29 de agosto de 2024 Off Por Editor



  • População do estado cresceu 5,89% neste ano comparado a 2023. Índice catarinense é maior do que a médica nacional, que ficou em 4,68%. Instituto divulgou estimativas habitacionais nesta quinta-feira.

    A população de Santa Catarina ultrapassou a faixa dos 8 milhões, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados divulgados nesta quinta-feira (29) apontam um crescimento de 5,89% em relação à população de 2023 e mostram um índice acima da média nacional, que ficou em 4,68%. A estimativa nacional mostrou também que Santa Catarina teve o oitavo maior aumento populacional do país. Em relação aos estados do Sul, o território catarinense foi o que mais teve aumento. Rio Grande do Sul cresceu 3,19% e o Paraná, 3,32%. A estimativa nacional, que mostra o total de habitantes em estados e municípios, considera a contagem de pessoas até o dia 1º de julho de 2024. As informações estão no Diário Oficial da União.

    Mesmo com a nova estimativa do IBGE, Santa Catarina segue como o décimo estado mais populoso do país:

    População em 2023: 7.610.361
    População em 2024: 8.058.441
    Variação dos anos: + 5,89%

    Importância

    As contagens populacionais são importantes porque servem de referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos do país, segundo o IBGE. Além disso, são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo dos fundos de participações de estados e municípios — por meio dos quais a União distribui recursos.