SC é o Estado mais seguro do Brasil; veja lista

SC é o Estado mais seguro do Brasil; veja lista

20 de setembro de 2024 Off Por Editor



  • Foram analisados os dados de todos os 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2023 no Brasil

    Santa Catarina é o Estado mais seguro para se viver no Brasil, conforme o anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2024, da empresa Myside. O ranking utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Vigilância em Saúde e Ministério da Saúde. O ranking pretende não somente auxiliar as pessoas na escolha de um local seguro para viver, mas também promover o debate público e inspirar melhorias nas políticas de segurança em todo o Brasil. Conforme a empresa, o principal indicador utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. “A utilização desse indicador permite ajustar os números absolutos de homicídios pelo tamanho da população, facilitando análises comparativas e a formulação de políticas públicas eficazes”, comenta a empresa Myside. Foram analisados os dados de todos os 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2023 no Brasil, conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

    10 Estados mais seguros
    Período de referência: 2023

    Santa Catarina
    São Paulo
    Distrito Federal
    Rio Grande do Sul
    Minas Gerais
    Mato Grosso do Sul
    Paraná
    Goiás
    Piauí
    Acre

    10 Capitais mais seguras
    Período de referência: 2023

    Florianópolis (SC)
    São Paulo (SP)
    Brasília (DF)
    Cuiabá (MT)
    Belém (PA)
    Campo Grande (MS)
    Curitiba (PR)
    Goiânia (GO)
    Belo Horizonte (MG)
    Porto Alegre (RS)

    Demais indicadores do ranking
    Período de referência: 2023

    No ranking entre as 30 “Cidades mais seguras“, Jaraguá do Sul está em 5º lugar, Blumenau em 12º, Brusque em 13º lugar, e 22º lugar Palhoça. Blumenau aparece novamente na lista das dez “Cidades mais seguras, com população entre 200 mil e 500 mil de habitantes“, em 2º lugar, enquanto Palhoça ocupa a 5º colocação. A Capital catarinense, Florianópolis, ocupa o 6º lugar nas “Cidades mais seguras com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes“. Já na lista de “Cidades mais seguras de Santa Catarina, com mais de 100 mil habitantes“, Jaraguá do Sul está em 1º lugar, seguido de Blumenau, Brusque, Palhoça, Tubarão, Criciúma, Itajaí, Chapecó, Florianópolis, e em 10º lugar, Joinville.

    “O intuito deste relatório não é definir uma verdade absoluta sobre os indicadores, mas sim servir como um guia para pessoas em busca de um imóvel em uma nova cidade”, acrescenta a empresa MySide no relatório.