Grave acidente entre carreta contêiner e van mata ao menos 9 atletas na BR-376
21 de outubro de 2024Atletas que voltavam de competição foram identificados
Um grave acidente entre uma carreta contêiner, um carro e uma van de turismo matou ao menos 9 atletas adolescentes de remo no km 665, na BR-376. O caso ocorreu na noite de ontem domingo (21), por volta das 21h40, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na van havia 10 ocupantes. O veículo vinha de São Paulo (SP) com destino a Pelotas, em viagem fretada com equipe de atletas adolescentes de remo. Os atletas participaram de uma competição e estavam retornando pra Pelotas. Um adolescente de 17 anos foi resgatado com vida e ferimentos leves e levado, junto com o motorista da carreta, para o Hospital São José, em Joinville. As equipes aguardaram a chegada de um guindaste para içar a carreta com o contêiner para a retirada dos corpos e confirmaram 9 mortos no total, todos ocupantes da van.
Foram identificadas as nove vítimas do grave acidente com a equipe de remo “Remar Para o Futuro”
A prefeitura de Pelotas, no Rio Grande do Sul (RS), decretou luto oficial de sete dias no município e divulgou o nome das vítimas:
Samuel Benites Lopes, 15 anos
Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
João Pedro Kerchiner, 17 anos
Helen Belony, 20 anos
Nicoli Cruz, 15 anos
Angel Souto Vidal, 16 anos
Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
Oguener Tissot ( coordenador ), 43 anos
Ricardo Leal da Cunha ( motorista ), 52 anos
João Milgarejo, de 17 anos, foi o único sobrevivente. Após o acidente, ele foi socorrido com ferimentos leves e encaminhado, junto com o motorista do caminhão, para o Hospital São José, na cidade de Joinville, em Santa Catarina.
Como ocorreu o grave acidente na BR-376
A princípio, a carreta, conduzida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente, teria perdido os freios, colidindo na traseira da van, que foi projetada à frente colidindo na traseira do automóvel conduzido por um homem, que estava sozinho e não se feriu. Em seguida, a van rodou e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre ela.
Governador do RS lamenta morte dos atletas
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez uma publicação no Twitter lamentando a morte dos atletas. Segundo ele, os adolescentes faziam parte do Projeto Remar para o Futuro. Confira nota na íntegra: “Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito. Eles estavam representando nosso Estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo. Já entrei em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias e garantindo que tudo que estiver ao nosso alcance seja feito neste momento tão doloroso. Minhas orações estão com as famílias e amigos. Que encontrem forças para enfrentar essa perda. O Rio Grande do Sul está de luto”.
Atletas mortos em acidente na BR-376 voltavam de competição em SP #scc10
Imagens: CBM do Paraná pic.twitter.com/bKRQATq041
— Portal SCC10 (@portal_scc10) October 21, 2024