Temporais em SC tiveram ventos de até 100 km/h, segundo Defesa Civil

Temporais em SC tiveram ventos de até 100 km/h, segundo Defesa Civil

25 de outubro de 2024 Off Por Editor



  • Danos foram registrados em municípios do Oeste e outras regiões do estado.

    Fortes ventos e chuvas intensas foram registrados ontem quinta-feira, dia 24, em vários municípios de Santa Catarina. Os temporais causaram estragos em várias regiões do estado, com o vento chegando a 100 km/h no município de Laguna, no Litoral Sul. Os fortes ventos foram acompanhados de chuvas intensas e granizo, com destelhamentos, quedas de árvores e galhos, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica em várias localidades. Conforme dados da Secretaria de Estado da Defesa Civil, ventos com velocidade entre 60 e 80 km/h também foram registrados em diversos municípios.

    De acordo com o relatório emitido pela Defesa Civil na noite desta quinta-feira, Ponte Alta, no Planalto Serrano, foi um dos municípios mais impactados, com até 200 residências destelhadas. Em São Miguel do Oeste, na região Oeste, ao menos 30 imóveis sofreram destelhamento e quedas de árvores foram relatadas. Já em Urussanga, no Sul, o telhado de uma escola municipal foi arrancado pelos ventos fortes e acabou atingindo uma residência vizinha, sem vítimas. Em Descanso, também no Oeste, quatro residências, uma indústria e uma igreja foram danificadas pelos ventos, enquanto em Criciúma e Morro da Fumaça, quedas de árvores bloquearam vias públicas, causando transtornos no trânsito.

    Sem luz

    O vendaval também afetou o fornecimento de energia elétrica em diversas cidades. Em Abelardo Luz, São Domingos, Ipuaçu e São Lourenço do Oeste, quedas de energia foram relatadas. Árvores caíram sobre a rede elétrica em municípios como Itá e Seara, na região de Concórdia e em cidades do Planalto Norte, como Lebon Régis, onde a SC-355 foi bloqueada pela queda de árvores.

    Previsão para as próximas horas

    De acordo com a central de monitoramento da Defesa Civil, tempestades ainda podem ocorrer entre o Planalto Norte e Litoral Norte. O alerta se mantém ativo para riscos de destelhamentos, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e alagamentos nas próximas horas. Nas demais localidades do estado, a chuva aparece com intensidade fraca a moderada, mas não traz riscos.

    Com informações Oeste Mais