Falta de água em Xanxerê é devido contaminação, segundo Casan
19 de novembro de 2024A Companhia emitiu uma nota informando que o abastecimento será afetado até a qualidade da água normalizar
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou que a falta de água no município de Xanxerê ontem segunda-feira (18) é devido a uma contaminação desconhecida no sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. De acordo com a nota emitida pela companhia, o motivo da paralisação é a presença de uma contaminação ainda não identificada na região onde ocorre a captação da água bruta para posterior tratamento. Com isso, o abastecimento será afetado com baixa pressão ou falta de água em toda cidade entre esta segunda e terça-feira (18 e 19). A empresa já informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre a situação, solicitando apoio para verificar o caso. Ainda em nota, a Casan reforça que para cessar a falta de água em Xanxerê, o tratamento só será retomado assim que a qualidade da água captada normalizar. “A Companhia recomenda uso consciente e econômico do recurso durante o período. Para outras orientações e solicitação de serviços a Casan conta com a Central de Atendimento pelos telefones 115 ou 0800-643-0195.”
Força-Tarefa faz vistoria para apurar possível contaminação em água captada em Xanxerê
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Casan estiveram na manhã desta terça-feira (19) verificando o que poderia ter ocasionado a interrupção no serviço de fornecimento de água pela CASAN em Xanxerê, motivado pela presença de contaminação na água captada. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlo Antunes, após vistoria no local e verificação de melhora na qualidade da água, a CASAN decidiu por retomar o tratamento e a distribuição de água. A melhoria na qualidade da água bruta também foi confirmada por testes realizados pela Defesa Civil. As equipes de fiscalização realizaram diligências em diversas propriedades no entorno da área de captação e, apesar de não se dispor de dados que possam identificar com segurança os responsáveis pela contaminação, algumas propriedades com indícios de irregularidades serão notificadas nos próximos dias.
Quanto à contaminação, as investigações e fiscalizações devem continuar. Sobre a distribuição da água, a CASAN informou que a mesma voltou a ser tratada e distribuída, está adequada e dentro dos parâmetros de qualidade necessários para o consumo humano.