Eleito! Jardim mais bonito do Brasil fica em SC
29 de novembro de 2024Leonardo era o único representante catarinense na disputa
O morador de Joinville, Leonardo Gonçalves, teve seu jardim eleito como o mais bonito do Brasil. O resultado do concurso, divulgado nas redes sociais ontem quinta-feira (28), mostra que o jardineiro garantiu o primeiro lugar na categoria profissional. Leonardo era o único representante catarinense na disputa, que reuniu mais de 500 inscrições de 26 estados e 272 cidades.
Como tudo começou
Leonardo chegou em Joinville em 2016, acompanhado do filho e com poucos recursos. “Passei por dificuldades, especialmente em relação à moradia e emprego, até que, fui contratado como auxiliar de manutenção na empresa em que trabalho até hoje”, conta. A trajetória de Leonardo na jardinagem iniciou em 2017, quando pediu autorização para a direção da empresa para transformar um espaço abandonado em um jardim. “Comecei a fazer um jardim bem simples, bem discreto, e aos poucos eu fui mexendo e transformando”, detalha.
Promoção
Leonardo foi promovido para jardineiro e conseguiu um aumento. Em 2022, o finalista inscreveu o “Vale dos Cactos” no concurso de jardim, da Festa das Flores, e garantiu o segundo lugar. Em seguida, ele teve a ideia de um novo projeto: o Jardim Museu, inspirado na história rural de Pirabeiraba, onde a empresa está localiza. O projeto foi inscrito novamente no evento e conquistou o primeiro lugar na categoria empresarial, sendo destaque entre mais de 80 jardins. “A empresa liberou verba para comprarmos algumas peças, como carroça, carrinho de mão, picador de trato, capinadeira e a bomba de água. Além disso, conversei com os moradores do bairro, que também aderiram à ideia. Recebemos doações de diversas localidades e essa colaboração aumentou ainda mais após a premiação” relatou.
“Posso considerar vencedor”
Neste ano, Leonardo inscreveu o “Jardim Museu” no concurso nacional de Jardim Mais Bonito do Brasil. Ele foi classificado entre os 50 melhores na categoria profissional e disputa entre os três finalistas. O jardineiro expressa que o primeiro lugar seria muito importante, visto que Joinville é conhecida como “Cidade das Flores”. “Nada mais justo do que ter um título de mais bonito do Brasil. Mas independente do resultado, já posso considerar vencedor”, finaliza.