Competições de Karate envolve atletas do Projeto Atleta do Futuro
29 de maio de 2017Atletas da modalidade de karate dos núcleos do Projeto Atleta do Futuro de Chapecó participaram no sábado (27), de um festival. A competição foi organizada pela Equipe Chapecoense de Karate, com apoio da Unochapecó e Prefeitura de Chapecó. A atividade aconteceu no ginásio de esportes da Unochapecó, com a presença de aproximadamente 100 atletas com idade entre 05 e 17 anos.
Conforme a coordenadora dos Núcleos de Karate do Projeto Atleta do Futuro, Sensei Tais Cristina da Silva, o festival atingiu o objetivo desejado. “Além de integrar os atletas dos sete núcleos do município, a competição também teve como objetivo mostrar as atletas como é uma competição, desta forma eles adquirem experiência”, destaca a coordenadora.
As disputas foram realizadas nas categorias de Kihon, Kata e Kumite, onde os atletas apresentaram o que aprendem durante os treinos nos núcleos. Durante a competição, os atletas menores puderam acompanhar de perto as lutas realizadas por atletas que já fazem parte das equipes de rendimento e alguns que disputam competições estaduais e nacionais.
Participação
Familiares dos caratecas também estiveram presentes prestigiando a competição e apoiando os atletas, desta forma participando da integração e evolução dos participantes. “É muito importante a realização de festivais deste nível. Além de contribuir na autoestima dos atletas que melhoram seu desempenho, integra as famílias de várias regiões de Chapecó” destacou o Secretário de Juventude Esporte e Lazer, Itamar Agnoletto, que prestigiou a atividade.
História do Karate
Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. O maior objetivo é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. Além de ser um excelente meio de auto-defesa, o karate também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, o condicionamento físico e é reconhecido pelos valores terapêuticos.
Fonte: Confederação Brasileira de Karate.