Direção da Usina Foz do Chapecó desmente boato de rachaduras em barragem
31 de maio de 2017Mensagem de áudio se espalhou por meio de aplicativo. A direção da Usina Foz do Chapecó, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul, divulgou, ainda na manhã de terça-feira (30), uma nota desmentindo boatos difundidos por whatsApp, de que a estrutura da barragem estaria com rachaduras que poderiam comprometer sua integridade. Tais danos poderia causar a ruptura da barragem e destruir cidades e povoadas localizadas abaixo dela.
Em nota, a direção da Foz do Chapecó Energia diz que foi informada de que alguns boatos estão circulando na região da Usina e questionam a segurança da barragem e as obras que estão sendo realizadas nas estruturas da hidrelétrica. Estes boatos deixaram as comunidades locais preocupadas e, por isso, é de suma importância esclarecer as dúvidas existentes com informações oficiais e corretas.
Primeiramente, deve-se lembrar que as obras em andamento na Usina estão sendo executadas desde o início do ano. São obras de manutenção e alguns reparos pontuais, nas estruturas da barragem e do vertedouro, e têm como objetivo conservar o empreendimento, garantindo sua longevidade.
Não existe qualquer fragilidade nas estruturas da Usina que possa comprometer sua segurança, seu funcionamento ou pôr em risco a população. A barragem é extremamente segura e foi projetada para suportar cheias de volumes muito superiores aos já ocorridos no passado.
Lamentamos que algumas pessoas estejam disseminando estes boatos de forma irresponsável, sem qualquer fundamento, e gerando preocupação, e reiteramos que a Usina segue operando normalmente.
A Foz do Chapecó Energia sempre prezou pela máxima segurança do empreendimento e atua dentro de todos os padrões determinados pela legislação pertinente.
Fonte: WH3