Mais de 2,3 mil fora de casa no RS por causa da chuva
31 de maio de 2017Subiu para 18 o número de cidades que decretaram situação de emergência no Estado devido à chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a semana passada. Já são mais de 2,3 mil pessoas fora de casa – 451 famílias desalojadas e 114 desabrigadas.
Os dados são da Defesa Civil do Estado, que divulgou um novo balanço às 11h desta terça-feira (30).
De acordo com o documento, 56 municípios sofrem danos provocados pelo mau tempo. A pior situação é em São Jerônimo e em Montenegro que, juntas, tem mais de 1,2 mil pessoas entre desabrigadas e desalojadas.
A boa notícia é que o nível do Rio Uruguai está em declínio em São Borja e estacionado em Itaqui. Mas segue subindo nas cidades de Iraí e Uruguaiana.
Os números da chuva no Alto Uruguai gaúcho
A região do Alto Uruguai teve o maior registro de volume de chuva do estado ontem, segundo monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
o maior volume das cidades monitoradas pelos pluviometros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Segundo a mesma fonte, Erechim registrou 154 mm de chuva nesta terça-feira(30). Na cidade de Erechim, segundo a mesma fonte, choveu 201 mm nos últimos 7 dias e 472,2 mm no mês de maio. A média histórica de chuva no mês é de 176 mm, segundo o Cemaden. Os números de estações pluviométricas controladas por entidades locais são divergentes, apontando um valor maior de chuva, totalizando pouco mais de 500 mm.
Fonte: AU ONLINE