Chuva forte volta a atingir SC e agrava situação de Lages, na Serra
5 de junho de 2017Às 21h o Rio Carahá estava 5,7 metros acima do nível normal, informou a prefeitura. Aulas da rede pública estão suspensas nesta segunda (5).
oltou a chover forte neste domingo (4) em Santa Catarina. De acordo com o monitoramento da Defesa Civil estadual, municípios da Serra como Lages, Bocaína do Sul, São José do Cerrito, Rio Rufino e Otacílio Costa registraram volumes elevados até o início da noite, com alto risco de deslizamentos com o solo já saturado pelo acúmulo de chuva da última semana.
Em Lages, foram registrados alagamentos, deslizamentos e famílias ilhadas. As aulas na rede pública estão suspensas nesta segunda (5).
O Rio Carahá, transbordou em alguns pontos, o que impediu a passagem de veículos na Avenida Belizário Ramos. Às 21h o rio estava 5,7 metros acima do nível normal, informou a prefeitura. Também foi registrada a queda de uma árvore dentro do rio.
Segundo a prefeitura, a chuva agravou a situação de bairros já afetados por alagamentos. Em 24h a chuva acumulada em Lages chegou a 98 mm, segundo a prefeitura.
Um relatório preliminar indicava mais de 46 bairros atingidos, com Passo Fundo, Santo Antônio, São Vicente, Dom Daniel, Sagrado Coração de Jesus e Ferrovia entre os mais afetados. Além dos três abrigos montados em Lages, com 75 pessoas, foram abertos outros dois à noite: o Pinheirinho, na BR-282, e no Caic Irmã Dulce, no bairro Guarujá.
Ajuda a famílias
No bairro Passo Fundo, foi preciso desligar a energia elétrica. Entre os moradores ilhados estavam uma família, que não tinha como sair de casa por estar com uma criança com deficiência, e uma idosa de 82 anos com dificuldades para se locomover.
Ao menos seis barcos – da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Polícia Ambiental – foram disponibilizados para socorrer os moradores.
Nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, a previsão era de que a chuva chegasse a 80 mm, informou a Defesa Civil.
Outras cidades
Segundo a Defesa Civil estadual, no início da noite foram registrados os seguintes volumes de chuva, em apenas uma hora:
Leoberto Leal – 34 mm,
Angelina – 33 mm
Fraiburgo – 30 mm
Chapadão do Lageado – 27 mm
Otacílio Costa – 25 mm
Santo Amaro do Imperatriz – 23 mm
Águas Mornas – 22 mm
Atalanta – 20 mm
Palhoça – 17 mm
Ituporanga – 17 mm
Balanço no estado
Ainda conforme balanço da Defesa Civil divulgado no fim da tarde deste domingo (4), eram 76 os municípios que registraram danos deste o último fim de semana. Foram contabilizadas 1.030 pessoas em abrigos públicos e outros 681 em casa de parentes ou amigos.
Em todo o estado, o número de pessoas afetadas de alguma forma pelas chuvas chegou a 8.143, com 2.079 residências atingidas.
Fonte: G1